Estudantes de Perdões visitaram a UFLA para conhecer processo de produção do café

visita-perdoes-1Estudantes do segundo ano do Ensino Médio e professores de diferentes disciplinas da Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, do município de Perdões (MG),  visitaram a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na sexta-feira (4/11) para conhecer o processo de produção do café na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com o objetivo de aprender um pouco mais sobre o café desde a plantação até a chegada do produto no comércio e à mesa dos brasileiros, os estudantes foram conduzidos por integrantes do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da UFLA e conheceram a lavoura onde é produzido o CafEsal (nome do café que é produzido e comercializado na universidade);  bem como os processos de produção, colheita, processamento, secagem, torra, moagem, classificação e embalagem do produto.

Durante a visita, alguns estudantes, que são filhos e parentes de produtores de café da região, interagiram falando sobre a sua visita-perdoes-2experiência no campo, ressaltando questões práticas referentes à colheita e moagem do café. Com a visita, os estudantes aprofundaram o seu conhecimento e, com as novas informações a que tiveram acesso, vão desenvolver, no final do mês de novembro, uma feira cultural na escola, evento em que irã abordar o tema transversal  “trabalho e consumo de café”.

“O Necaf contribui muito com a troca de conhecimentos, falando sobre o ambiente universitário. Os estudantes ficaram sabendo que dentro da agronomia é possível trabalhar com o café. Fazer a relação da escola com a universidade é muito importante, uma vez que alguns desses estudantes estão fazendo o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Apresentar o universo universitário serve como estímulo para que esses alunos se dediquem mais aos assuntos pelos quais se interessam”,

Ao fim do período de visita, os estudantes de Perdões estiveram na Cafeteria Escola.

explica a professora de Matemática, responsável pela visita, Mariane Mattos Ferreira.

Finalizando a manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de negócio da Cafeteria Escola CafEsal, degustaram o café expresso e também conheceram a prensa italiana, um dos métodos de preparo de café utilizado na cafeteria.

Texto e fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé).