Mapeamento Cultural de Lavras: projeto apresentará resultados parciais no dia 8/11 – conheça

Espaços culturais são cadastrados em plataforma do Ministério da Cultura
Espaços culturais são cadastrados em plataforma do Ministério da Cultura

Estudantes da UFLA vêm realizando, em um projeto de extensão, o mapeamento das atividades culturais da cidade. Seus resultados parciais serão apresentados em reunião no dia 8 de novembro, às 19 horas, na sede da UaiTech (rua Raul Soares, nº 65, 1º andar – Centro).

O projeto Mapeamento Cultural de Lavras registra e mapeia as atividades, grupos, eventos, coletivos, associações e manifestações culturais de Lavras. Assim, considerou o trabalho de artesãos, músicos, artistas plásticos, culinaristas etc. No encontro, serão demonstradas informações georreferenciadas que integram a pesquisa.

A coordenadora do projeto, professora Eloisa Helena de Souza Cabral (DAE), relata que o trabalho teve início em fevereiro deste ano: “Contando com a dedicação e empenho de alunos e ex-alunos de Administração Pública; estudantes de Direito e Engenharia Ambiental; técnicos da UFLA; e pessoas e associações envolvidas na área cultural, conseguimos registrar, até agora, 110 agentes individuais e 35 grupos e instituições culturais”, diz. Como o projeto está em andamento, esses números devem aumentar.

O mapeamento das atividades culturais de Lavras está registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e os dados coletados no município são registrados na plataforma virtual Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), do Ministério da Cultura. A reunião do dia 8 contará com a participação de membros da Associação Lavrense dos Artesãos e Arte Culinária (Alac).