Diretoria de Educação a Distância promove ações aos docentes da UFLA

campus-virtual-capaA Diretoria de Educação a Distância (Dired) tem promovido diversas ações de capacitação aos docentes e técnicos administrativos, como consolidação da Plataforma Campus Virtual.

As ações de formação serão ofertadas ao longo dos próximos semestres letivos, visando atender ao maior número possível de integrantes da comunidade acadêmica, havendo ainda a possibilidade de expansão da oferta destes cursos para discentes dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.

Abaixo uma breve apresentação de cada um destas oportunidades:

Curso Campus Virtual para Docentes

Serão realizadas até o final do mês de novembro deste ano três ofertas do curso Campus Virtual para docentes. O objetivo é de oferecer, ao corpo docente e aos técnicos administrativos, informações sobre a utilização dos recursos do Campus Virtual.

As ofertas foram organizadas em datas e horário distintos com a intenção de atingir o maior número de pessoas interessadas conforme segue:

1ª oferta – já concluída;

2ª oferta – de 9/11 a 23/11, com encontros presenciais nos dias 9/11, 16/11 e 23/11, no período da tarde, de 14h às 17h. Para esta oferta os encontros presenciais serão realizados na Sala 2 do Núcleo de Educação Continuada (NEC/DIRED) – antigo CT da FAEPE -, no Campus Histórico da UFLA;

3ª oferta – de 9/11 a 23/11, com encontros presenciais nos dias 9/11, 16/11 e 23/11, no período da manhã, de 9h às 12h. Os encontros presenciais serão realizados na Sala 2 do Núcleo de Educação Continuada (NEC/DIRED) – antigo CT da FAEPE -, no Campus Histórico da UFLA.

Importante destacar que as inscrições para estes cursos podem ser realizadas via SIG e a certificação será feita pela DADE.

Capacitação Aberta para Docentes: passo a passo para construção de salas virtuais

Este curso ficará sempre disponível para acesso e consulta. Foram feitos vídeos tutoriais demonstrando o passo a passo para uso das principais ferramentas que poderão ser utilizadas nas salas virtuais e, além disso, foram disponibilizados arquivos sucintos com textos explicativos sobre cada ferramenta e suas formas de manuseio.

O acesso ao curso é por meio da sala Espaço de Professores, o qual está disponível na página inicial do Campus Virtual.

Minutos no Campus Virtual

O “Minutos no Campus Virtual” é a realização de uma transmissão, por videoconferência, de demonstrações de recursos e ferramentas do Campus Virtual e suas potencialidades de uso nas salas virtuais. Ele também se caracteriza como um momento de interação entre equipe da DIRED e docentes usuários ou interessados no uso da Plataforma Campus Virtual.

Utiliza-se um recurso que permite o compartilhamento de tela e também interação via áudio, vídeo ou chat. Não é necessária a instalação de nenhum programa, basta acessar o endereço http://webconf2.rnp.br/uab_ufla, entrar como convidado e digitar seu nome.

O “Minutos no Campus Virtual” ocorre quinzenalmente sempre às 9h e às 15h o cronograma encontra-se disponível no Espaço de Professores do Campus Virtual.

Atendimento descentralizado a docentes nos Departamentos

A iniciativa consiste em disponibilizar pessoal capacitado para atendimento descentralizado (nos próprios Departamentos) em dias determinados da semana (mediante agendamento), conforme interesse dos docentes e disponibilidade de agenda da equipe da Coordenadoria Pedagógica.

O docente interessado em receber apoio em sua sala ou nas dependências do departamento deverá realizar o agendamento com a Equipe da Coordenadoria Pedagógica da DIRED/UFLA pelos e-mails analista.ped01@dired.ufla.br e analista.ped02@dired.ufla.br ou pelo telefone (35) 2142-2170.

Curso Teorias e Práticas de Educação Híbrida

O objetivo desta ação é capacitar os participantes a utilizarem as novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) empregadas na educação (presencial ou a distância), tais como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) entre outros recursos, que podem ser usados como ferramentas incrementais no processo de educação.

O calendário de oferta deste curso será divulgado posteriormente.

Ademais, a Equipe da Coordenadoria Pedagógica da DIRED/UFLA encontra-se aberta ao recebimento de colaborações e coloca-se à disposição pelos telefones (35) 2142-2170, e pelos e-mails analista.ped01@dired.ufla.br e analista.ped02@dired.ufla.br.