2ª Mostra Cultural sobre bullying teve mais de mil trabalhos inscritos – premiação ocorreu em 5/10

mostra-cultural8Alunos e profissionais de escolas e Lavras, Perdões e Campo Belo se mobilizaram para a produção de material cultural com a temática “Com bullying não se brinca”. Eles inscreveram seus trabalhos na 2ª Mostra Cultural promovida pelo Grupo de Pesquisa Relações entre a Filosofia e a Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade (Fesex) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Pedagogia UFLA).

Foram 1.134 produções inscritas, entre slogans, desenhos e poesias. Participaram estudantes de diferentes faixas etárias, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto de particulares. Por isso, a mostra contemplou diferentes categorias: 3º a ao 5º ano/ 6º ai 9º ano/ Ensino Médio/ Profissionais da Educação Básica. A seleção dos melhores trabalhos de cada categoria foi feita por uma comissão julgadora, do Departamento de Educação (DED), integrada por membros do Fesex. A premiação dos selecionados ocorreu na tarde de 5/10.

A cerimônia de premiação contou com representantes das escolas. Houve também apresentação da banda “Manada”, composta por mulheres estudantes da UFLA. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, representou o reitor da Universidade na solenidade.

A II Mostra Cultural contou com o apoio da S.O.S Educação Profissional.

Em 2015, a primeira edição da Mostra teve como tema as violências sexuais.

Confira a relação de trabalhos ganhadores em 2016:

SLOGAN

1º lugar – Cecília de Souza Freire – E. Cenecista Dulce Oliveira – Perdões

2º lugar – Marcela Mesquita Pereira de Abreu – Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Lavras

Categoria estudante do 6º ao 9º ano

1º lugar – Richardson  Henrique  Carvalho  Gonçalves – E. M. José Serafim – Lavras

2º lugar – Gabriel  Bonuty  Miranda – E. E. João M. Gomide – Perdões

1º lugar – Thiago Adorno de Almeida – E. E. Firmino Costa – Lavras

2º lugar – Clara Máximo de Mello – Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Lavras

Profissionais da Educação Básica

1º lugar – Amanda Jackeline Santos da Silva – E.E. Cinira de Carvalho/ E. M.José Luiz de Mesquita/E. M. Álvaro Botelho – Lavras

2º lugar – Alessandra Aparecida da Silva Lúcio Santos – Cemei Antonina Guimarães Carvalho – Lavras

POESIA

1º lugar – Giovana  Mayumi  Okada – Colégio Tiradentes Polícia Militar – Lavras

2º lugar – Leonardo Felipe Silva de Oliveira – Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Lavras

Categoria do 6º ao 9º ano

1º lugar – Giovana Abreu de Souza – Colégio Tiradentes Polícia Militar – Lavras

2º lugar – Aline Gama Souza – Escola SESI – Lavras

1º lugar – Ana Luiza Flores – E. E. Firmino Costa  –  Lavras

2º lugar – Ana Luiza Carvalho do Vale – E. E. Firmino Costa – Lavras

Categoria Profissionais da Educação Básica

1º lugar – Amanda Jackeline Santos da Silva – E. E. Cinira de Carvalho/E. M.José Luiz de Mesquita/E. M. Álvaro Botelho – Lavras

2º lugar – Janaina Aparecida Correa Joaquim – E. E. Tiradentes – Lavras

DESENHO

1º Lugar – Lívia Rocha Andrade – Colégio Dom Cabral – Campo Belo

2º lugar – Mariana P. V. Costa – Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Lavras

Categoria estudante do 6º ao 9º ano

1º lugar -Mikaella Cristina Silva – E. M. José Serafim – Lavras

2º lugar – Samuel Santos – Colégio Tiradentes PM – Lavras

1º lugar  – Vitorya  Aparecida  Machado – E. E. João Melo Gomide – Perdões

2º lugar – Caroline Muniz Siquara Silva – E. E. Firmino Costa – Lavras

Categoria profissionais da Educação Básica

1º lugar – Jacinta de Fátima Dávila – Cemei Antonina Guimarães Carvalho – Lavras

Contribuição: Fátima Ribeiro, jornalista.