PRPG divulga alterações nos trâmites pós-defesa de trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações

POS GRADUAÇÃO 2016Os estudantes que ingressaram nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) neste período letivo (2016/2) – e também aqueles veteranos que fizeram a opção pelo novo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação – devem ficar atentos à Resolução PRPG Nº 089, de 26 de setembro de 2016. Ela estabelece novas regras para os trâmites pós-defesa de trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações.

De forma geral, após receber as orientações da banca examinadora, o pós-graduando deve fazer as correções necessárias no trabalho de conclusão de curso, tese ou dissertação, providenciando, em seguida, o cumprimento de procedimentos junto à Biblioteca Universitária e à PRPG. Entre esses procedimentos estão:

– Geração da ficha catalográfica do trabalho no site da Biblioteca. A ficha deve se incorporada ao arquivo final do trabalho, de forma que fique posicionada, em uma possível impressão, no verso da folha de rosto.

– Encaminhar e-mail ao Repositório Institucional (repositório@biblioteca.ufla.br), com a seguinte documentação: arquivo do trabalho final em formato “.pdf”; resumo e abstract em formato “.doc”; título traduzido do trabalho (português – língua estrangeira; língua estrangeira – português); link do Currículo Lattes do estudante; e parecer da secretaria do Programa de Pós-Graduação que ateste a conferência do trabalho no que se refere ao atendimento à formatação proposta no Manual de Normalização e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos.

– Em até três dias, a Biblioteca Universitária fará a conferência da ficha catalográfica e disponibilizará a declaração de inclusão do trabalho no RIUFLA.

– É também necessário que o estudante entregue à secretaria de seu Programa de Pós-Graduação a versão digital do trabalho final (extensão .pdf), para que seja encaminhada ao orientador. Caso o estudante seja bolsista Fapemig, deve entregar também na secretaria uma cópia em CD ou DVD, para encaminhamento à agência de fomento. A critério do Programa, poderá será exigida a entrega de um exemplar impresso para arquivo.

– Na PRPG, o estudante deve entregar a Declaração de Cumprimento da Tramitação Pós-Defesa (anexa ao regulamento), assinada pela secretaria do Programa e pelo responsável pela Biblioteca.

O prazo para finalização dos procedimentos é de 60 dias. Caso ultrapasse esse prazo, o estudante deve entregar também à PRPG comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor devido e a justificativa pelo atraso, assinada pelo orientador e pelo coordenador do Programa.

Consulte o texto, na íntegra, que regulamenta a nova tramitação pós-defesa.

Veja também o regulamento anterior.

Os estudantes que iniciaram seus cursos nos períodos anteriores, e optaram por permanecer regidos pelo regulamento geral antigo dos Programas de Pós-Graduação, devem continuar observando as normas antigas para os trâmites pós-defesa.

Mudanças no Manual de Normalização

Para atender ao novo Regulamento Geral Programas de Pós-Graduação e aos estudantes que aderiram a ele, a Biblioteca Universitária deixará de receber desses estudantes, a partir de agora, os exemplares impressos dos trabalhos acadêmicos (TCC, monografia, dissertação e tese), devendo ser entregue apenas a versão digital.

A entrega da versão digital contempla a exigência contida na Portaria CAPES 013, de 15 de fevereiro de 2006, (divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos) e garante a visibilidade das pesquisas através do Repositório Institucional da UFLA (RIUFLA)

Em decorrência da mudança, alguns itens do Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos: TCCs, monografias, dissertações e teses foram ajustados para melhor atender às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao formato digital:

tabela-biblioteca.jpg

Para quem permaneceu sob as orientações do antigo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação, vigora outra versão do Manual de Normalização.

Novo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação

Em sessão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) de 2 de agosto de 2016 foi aprovada a Resolução CEPE 256, que dispõe sobre o Regulamento Geral dos Programas de Pós-GraduaçãoStricto Sensu da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De maneira geral, o novo regulamento traz atualizações do texto de 2009, contemplando, por exemplo, os cursos de mestrado profissional, a preocupação com a internacionalização e a maior autonomia dos programas. Entretanto, são encontradas também uma série de modificações que interferem em procedimentos, prazos, requisitos e outros detalhes essenciais à rotina do estudante e dos Programas. Uma dessas mudanças é a eliminação da necessidade de renovação de matrícula pelo estudante a cada período letivo.

O novo regulamento foi elaborado por uma comissão composta pelos membros do Conselho da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), integrada pelos coordenadores dos 31 programas de pós-graduação, acadêmicos e profissionais, além do pró-reitor, do pró-reitor adjunto e do representante discente dos pós-graduandos.

Os estudantes de pós-graduação matriculados antes do período letivo 2016/2 tiveram a opção de optar por aderir ao novo Regulamento ou permanecer no antigo.