Mais de três mil estudantes participam da Olimpíada Lavrense de Matemática – veja reportagem da TVU

olmMais de três mil estudantes, de dez escolas de Lavras, realizaram no dia 4 de outubro as provas da primeira fase da Olimpíada Lavrense de Matemática. Eles fizeram, nas escolas, provas de múltipla escolha, subdivididos em três níveis: o nível 1 é composto por alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental; o nível 2, pelos do 8º e 9º ano; e o nível 3, por estudantes do Ensino Médio. A Olimpíada é um projeto do Setor de Matemática do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

No nível 1, foi registrada a participação de 1081 estudantes; no nível 2, foram 1028 inscritos; e no nível 3, participam 1060 discentes. Serão classificados para a segunda fase 55 alunos em cada nível. A segunda fase será uma prova discursiva aplicada na UFLA em 29 de outubro.

Aqueles que obtiverem os melhores desempenhos serão premiados, em cada nível, com medalhas de ouro, prata e bronze ou menção honrosa. Haverá uma cerimônia de premiação na UFLA, em dezembro.

Escolas participantes

Escolas públicas e privadas de Lavras participam da Olimpíada: Colégio Losango de Lavras; Fadminas; Colégio Tiradentes da Polícia Militar De Lavras; Escola Municipal Álvaro Botelho; Escola Municipal Dra. Dâmina; Associação dos Usuários do Núcleo de Desenvolvimento Educacional; Colégio Nossa Senhora de Lourdes; Escola Estadual Cinira Carvalho; Escola Estadual Tiradentes; e Instituto Presbiteriano Gammon.

Oficinas

Além da realização das provas, a Olimpíada Lavrense de Matemática promoverá oficinas para os professores da rede de ensino básico. Nesses encontros, serão abordados conteúdos relacionados à Matemática com enfoque nas questões das Olimpíadas. Raciocínio lógico, geometria e aritmética são os temas das oficinas, que priorizarão jogos e desafios para desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

A OLM é uma realização do DEX/UFLA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Fundação Lemann.

Acesse o site da Olimpíada Lavrense de Matemática