Professora do DED tem participação em livro que será lançado nesta terça (4/10), na Ufes

livro-professora-dedO livro “A política do corpo: gênero e sexualidade em disputa”, que será lançado nesta terça-feira (4/10) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), traz um texto da professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Catarina Dallapicula. O livro foi organizado por Alexsandro Rodrigues, Gustavo Monzeli e Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira, da Ufes.

O texto intitulado “O paradoxo entre a luta pelo reconhecimento e o direito de diferir” é resultante das problematizações iniciais do projeto de pesquisa desenvolvido por Catarina (“O Nome Social nas IFES: suas implicações enquanto possibilidades de vida”). O bolsista Miguel da Silva Fonseca, graduando do 6º período de Filosofia, participa da pesquisa desde o seu início (março deste ano) e Allan Felipe Rocha Penoni, graduando do 2º período de Pedagogia, é colaborador desde junho. Ambos compartilham a autoria do texto com a professora.

“Este projeto já resultou em um minicurso na abertura de um evento internacional, dois artigos completos e três resumos em anais de eventos internacionais, e estamos em fase de produção de um material didático para formação de servidores de instituições de ensino (educação básica e ensino superior), além de estarmos montando um curso a ser ofertado à comunidade da UFLA”, relata Catarina Dallapicula.

O livro será lançado no Teatro Universitário da Ufes. Na obra há contribuições de pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras.

A versão digital do livro já está disponível: consulte.

Texto: Luciana Tereza, estagiária Ascom/UFLA.