Ciufla, Conex e Congresso da Pós-Graduação tiveram encerramento na sexta (30/9), com premiações de trabalhos

Foto: Mateus Lima. Abertura dos Congressos.

Os congressos científicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram atividades de encerramento realizadas na tarde sexta-feira (30/9). O 29º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o 11º Congresso de Extensão (Conex) e o 25º Congresso de Pós-Graduação tiveram este ano um saldo de mais de 2300 trabalhos científicos aprovados para as sessões de pôsteres e contaram com uma programação que envolveu palestras, mesas-redondas e minicursos. A palestra de encerramento foi proferida pelo professor do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG) Gilberto Coelho. Ele abordou o tema “Gestão de recursos hídricos em áreas urbanas”.

A temática que norteou toda a programação dos congressos da UFLA em 2016 foi “Gestão das águas nos espaços públicos”. As discussões encontram espaço propício na UFLA, que em 2016 recebeu o certificado internacional Blue University, em reconhecimento à gestão das águas feita na instituição. A UFLA é a segunda universidade do mundo a receber o título de Universidade Azul. O certificado atesta a prática e a defesa dos recursos hídricos compartilhados. Trata-se de um reconhecimento de que se prima pela produção, tratamento, uso e reaproveitamento da água.

CONEX

O Congresso de Extensão traz ao conhecimento e à apreciação da comunidade acadêmica os resultados dos variados projetos de extensão da UFLA; incentiva a troca de experiências entre a universidade e a sociedade; além de promover o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisa associadas às ações de extensão. A coordenação é feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Neste ano, foram 498 trabalhos científicos submetidos e 387 aprovados. Os premiados, ao final, foram:

foto-conex
Os melhores trabalhos do Conex e do Ciufla foram premiados durante a cerimônia de encerramento.

1º lugar:

“Ciclo de Debates de Políticas Públicas”
Autores: Eloisa Junia Boanerges Teixeira Santos, Izadora Pereira Mendonça, Lidiane Souza Santos e Luciana Tereza de Moraes Silva.
Orientador: professor Gustavo Costa de Souza (DAE).

2º lugar:

“Desenvolvimento de um modelo didático tridimensional para o auxílio ao ensino dos grupos sanguíneos humanos nas escolas de ensino médio do município de Lavras, Minas Gerais”
Autores: Ana Christina Camargo Silva, Talita de Lurdes Pento, Lucas Eduardo Giraldello, Bárbara Andreata Avelar e Érica Monteiro dos Santos.
Orientador: Jerry Carvalho Borges (DMV)

3º lugar:

“Treinamento em boas práticas de fabricação direcionado à indústria de polvilho e derivados do Oeste de Minas Gerais”.
Autores: Jéssica Almeida Alves, Raul Antônio Viana Madeira, Loana Costa Batista, Amanda Botega Pedroso, Mariana Gomes Fogagnoli.
Orientadora: Olga Lucía Mondragón Bernal (DCA)

CIUFLA

O Congresso de Iniciação Científica tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da UFLA. Participam das atividades os estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq, Pibic/Fapemig e Pibic/UFLA, Pivic/UFLA, Pibiti/CNPq e ao Programa Jovens Talentos para a Ciência), assim como bolsistas de projetos aprovados nas agências de fomento e os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de Lavras, ligados ao Programa BIC Júnior. A coordenação é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Neste ano, foram 1569 trabalhos científicos aprovados para os anais do evento. Os premiados, ao final, foram:

Graduando Destaque na Iniciação Científica:

Trabalho: “Mortadelas de Tilápia utilizando CMS produzida com resíduos de filetagem – uma alternativa para reduzir o impacto ambiental e agregar valor”.
Autora: Isabela Emiliorelli Nogueira, graduanda em Nutrição
Orientadora: professora Maria Emília de Souza Gomes Pimenta (DCA)

BIC Júnior Destaque na Iniciação Científica

Trabalho: “Governança e esfera pública sobre resíduos sólidos urbanos no âmbito municipal”
Autor: Victor Gabriel da Silva Balbino
Orientador: professor José Roberto Pereira (DAE)

CONGRESSO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Organizado pela Associação de Pós-Graduandos da UFLA (APG), o Congresso, neste ano, desenvolveu-se sob o tema “Políticas públicas e pós-graduação: como se articulam?”.

Foram cerca de 400 trabalhos científicos inscritos para as sessões de pôsteres.

Graduação de empresas

Também fez parte do roteiro de encerramento dos Congressos a graduação de cinco empresas até então incubadas na Inbatec. Esse foi o primeiro conjunto de empresas a graduar-se na UFLA (confira o texto sobre a cerimônia de graduação).