Gestão 2016/2020: fique por dentro das mudanças de nomenclatura e estrutura de alguns órgãos da UFLA

ufla-logo viagemApós a posse da gestão 2016-2020 da Universidade Federal de Lavras (UFLA), alguns ajustes na estrutura organizacional de pró-reitorias, diretorias e coordenadorias estão em curso, com revisão dos respectivos regimentos, buscando-se o melhor funcionamento dos órgãos, atendendo a questões estruturais, de logística e organização interna. O objetivo é o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Universidade aos públicos interno e externo. Conheça algumas alterações já aprovadas em sessões do Conselho Universitário (CUNI):

– A Assessoria de Comunicação Social, ligada ao Gabinete, passou a ser Diretoria de Comunicação (Dcom).

– A Diretoria de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico (DADP), ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), agora é Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade). Também na PRG, o Centro de Educação a Distância (Cead) passou à denominação de Diretoria de Educação a Distância (Dired); foi criada a Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica; e passou a integrar a PRG o Núcleo de Educação da Infância (antes Núcleo de Desenvolvimento Educacional, ligado à Praec).

– A Coordenadoria de Incubadora e Parque Tecnológico, antes chamada Coordenadoria de Incubadora de Empresas e ligada ao Núcleo de Inovações Tecnológicas da Pró-Reitoria de Pesquisa (Nintec/PRP), encontra-se atualmente ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

– A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) passou a abrigar a Coordenadoria das Diversidades e Diferenças, a partir de sugestões apresentadas por membros do Conselho Universitário e aprovadas nas sessões. Outra alteração foi a transformação do Núcleo de Acessibilidade (NAUFLA) em Coordenadoria de Acessibilidade, também na PraecJá a Coordenadoria de Moradia e Alimentação foi desmembrada em Coordenadoria de Alimentação e Coordenadoria de Moradia.

– As diretorias de Transporte e Máquinas e de Meio Ambiente, antes ligadas à Superintendência de Planejamento da Proplag, agora estão ligadas à Prefeitura do câmpus.

– A Coordenadoria de Materiais e Patrimônio, antes ligada à Diretoria de Gestão de Materiais, agora é uma nova diretoria ligada diretamente à Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag). Trata-se da Diretoria de Gestão de Materiais (DGM).

– A Diretoria de Meio Ambiente, em sua Coordenadoria de Recursos Naturais, está agora dividida nos setores de Biodiversidade Animal, Biodiversidade Vegetal e Setor de Biodiversidade Microbiana.

– A Prefeitura do câmpus abarcou ainda a Coordenadoria de Logística Acadêmica e Manutenção de Equipamentos e a Coordenadoria de Projetos e Fiscalização.

– As atividades desenvolvidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) subdividiram-se nas coordenadorias Jurídica, de Relações Interinstitucionais, Científica e de Idiomas.

Outros órgãos também já tiveram seus regimentos atualizados e ou estão com os documentos em processo de atualização, com alterações de ordem interna.