Gestão das águas na UFLA é destaque em programa de rede nacional – confira o vídeo

como seráAs ações da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para uma gestão sustentável das águas motivaram a veiculação, no último sábado (20/8), de reportagem especial no programa televisivo Como será?, da Rede Globo. O vídeo tem duração de 5’27” e apresenta iniciativas que levaram a instituição a ser reconhecida internacionalmente como Universidade Azul. O certificado Blue University foi recebido pela Direção Executiva da UFLA em maio deste ano, durante solenidade na Universidade de Berna, na Suiça.

Conferido pelo movimento global Blue Community (Projeto Comunidades Azuis), o selo torna a UFLA a segunda universidade do mundo a obter o reconhecimento de que prima pela produção, tratamento, uso e reaproveitamento da água, defendendo os recursos hídricos compartilhados. Apenas a Universidade de Berna já havia sido condecorada com o selo.

A reportagem especial, produzida pela afiliada da Rede Globo (EPTV Sul de Minas) em maio, foi agora reproduzida no programa Como Será?, de abrangência nacional, com um convite ao telespectador para conhecer os projetos que motivaram o reconhecimento. A apresentação foi feita pela jornalista Michelle Loreto: “Imagina só um câmpus de universidade, onde as nascentes sejam reflorestadas, que tenha sua própria estação de tratamento de água e também de tratamento de esgoto (e sem cheiro nenhum), e ainda contando com um sistema de captação da água da chuva… Será que existe um lugar assim? Existe. Assim é o câmpus da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais. Eles fizeram tão bem o dever de casa no quesito sustentabilidade que foram agraciados com um selo ambiental ‘top’ – o Blue University é concedido só para quem é referência mundial em gestão da água”.

O vídeo aborda pontos do Plano Ambiental e Estruturante da UFLA determinantes para a gestão das águas, como a criação de áreas que possibilitam a máxima infiltração da água da chuva no solo (por meio do reflorestamento), a existência das barragens e poços artesianos que colaboram para a autossuficiência da Universidade em água, os tratamentos físicos e químicos que garantem a qualidade da água para o consumo, o sistema para coleta de águas pluviais, os cuidados nos laboratórios para evitar contaminação do solo pelos resíduos de suas atividades e o tratamento de todo o esgoto (com tecnologia desenvolvida na própria universidade). É um conjunto de iniciativas que, além de subsidiarem projetos de pesquisa, garantem uma economia de 6 milhões de reais por ano à instituição, recurso que pode ser reinvestido no ensino.

O compromisso da UFLA com ações sustentáveis também foi pauta do programa Como será? em abril de 2015, quando foram apresentadas outras ações do Plano Ambiental, especialmente aquelas que  levaram a instituição a ocupar a 26ª posição mundial no GreenMetric World University Ranking (1ª na América Latina). Esse ranking mede os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior.

Confira aqui a matéria completa exibida no Como será?

Relembre as informações detalhadas sobre o reconhecimento Blue University.