Professor do DEX e ex-alunas lançam livro sobre mentoria na licenciatura em Matemática

Prof. José Antônio, Simone e Iara

A vivência que um professor e duas estudantes de Matemática da UFLA tiveram no Programa de Apoio ao Calouro (PAC) deram origem ao livro “A aprendizagem dos calouros da licenciatura em Matemática: a experiência de um programa de mentoria”, lançado no dia 14 de julho, durante o Encontro Nacional de Educação Matemática, em São Paulo.

O professor José Antônio Araújo Andrade (DEX) e as ex-alunas Iara Leticia Leite de Oliveira e Simone Uchôas Guimarães reuniram as experiências vivenciadas no PAC, criado na UFLA. O programa teve o objetivo de oferecer acompanhamento aos estudantes ingressantes nos primeiros períodos letivos. Os autores também reuniram, na obra, pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento de aprendizagem e adaptação dos ingressantes na universidade e apresentam como as interações promovidas no processo de mentoria podem contribuir para a aprendizagem dos ingressantes.

As estudantes, na época nos períodos finais do curso de Licenciatura em Matemática, foram mentoras. O papel dos mentores não se restringiu às informações acadêmicas e aprendizagem, estando também relacionado ao apoio emocional, desenvolvimento do espírito crítico e independência. Uma pesquisa sobre o PAC foi realizada durante os dois períodos letivos de 2012 e originou o trabalho de conclusão de curso das estudantes, embasando também a obra.

livro-mentoria-matematicaOs resultados do programa, apontados pelos estudantes que receberam a mentoria, foram a interação e a facilidade de comunicação. Outro ponto destacado por eles foi a transformação da postura como estudantes. “A transição do ensino médio para a universidade pode acarretar dificuldades. Daí a importância de um programa de apoio ao calouro”, diz o professor José Antônio. O PAC foi pioneiro na Universidade e deu origem ao Programa de Mentoria para Calouros (Promec), submodalidade do Programa Institucional de Bolsas de Ensino e Aprendizagem da UFLA.

Hoje, Iara e Simone são mestrandas em Educação, na UFOP e UFSCar, respectivamente. O livro foi lançado pela Editora Appris e pode ser adquirido neste endereço.