Treinamento da EBW+ reúne na UFLA representantes de 35 instituições para debater os desafios da internacionalização

treinamento-dri
50 profissionais, representando 35 instituições, de 11 estados e diferentes regiões do País – Clique na foto para visualização em tamanho expandido

Presidente do programa Idiomas sem Fronteiras faz palestra durante o treinamento e reforça importância de uma política linguística para o País

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou nesta semana (20, 21 e 22/6) a primeira edição do Staff Training EBW+, capacitação em Gestão de Relações Internacionais, promovido no âmbito do projeto Euro-Brazilian Windows (EBW+), do Programa Erasmus Mundus. O programa, financiado pela Comissão Europeia, oferece bolsas a estudantes, pesquisadores e técnicos administrativos do Brasil que desejam realizar um período de mobilidade, ou formação integral, em universidades da Europa. A UFLA participa como instituição parceira do projeto.

Entre as metas do Programa, está a promoção de mobilidade para a Europa (nos níveis de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos), além da promoção de eventos de capacitação em gestão de relações internacionais.

O evento foi uma organização conjunta da UFLA, Universidade do Porto e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Representação

Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun dá as boas vindas aos participantes
Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun dá as boas vindas aos participantes

O evento teve a participação de 50 profissionais, representando 35 instituições, de 11 estados e diferentes regiões do País, além de representantes da Universidade do Porto.  Durante o treinamento foram abordadas diversas temáticas relacionadas às boas práticas no cenário das Relações Internacionais, por meio de intenso compartilhamento de experiências entre representantes brasileiros e europeus.

O evento contou com a presença da técnica de cooperação internacional da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade do Porto, Lisa Alves Dequech, representando a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Costa, instituição coordenadora do EBW+. Ela estava acompanhada da diretora de Serviços de Apoio Jurídico da Universidade do Porto, professora Nazaré Teixeira e do vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto, professor Carlos Ramos. Os três representantes proferiram palestras sobre as experiências no Programa.

Também deve ser registrada a participação especial do professor Nicolas Bruno Maillard, diretor de Relações Internacionais da UFRGS – instituição que coordena o programa no Brasil e da assessora da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF), professora Denise Abreu e Lima, que também esteve presente na mesa de honra de abertura.

Representando a UFLA, o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio e o diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Júnior, acompanhado de toda a equipe.

Programação

A experiência da UFLA no Programa de Internacionalização
A experiência da UFLA no Programa de Internacionalização

Entre os temas abordados, as servidoras da DRI/UFLA Noelly Alves Lopes e Juliana Moreira Magalhães apresentaram as experiências de revalidação de atividades efetuadas em mobilidade acadêmica internacional e as práticas para acolhimento de alunos estrangeiros, incluindo o programa Brother UFLA.  O professor Rubens Lacerda de Sá, do programa institucional de línguas na UFLA, também apresentou os desafios para que sejam ampliadas as disciplinas ofertadas em inglês e as perspectivas para fortalecer o processo de internacionalização das universidades brasileiras.

Por meio de videoconferência, a professora Rita Louback, da PUC Minas, apresentou o caso singular de atividades de relações internacionais em rede, no âmbito da União Educacional Minas Gerais – Uniminas. O diretor de Relações Internacionais da Universidade de Viçosa (UFV), professor Vladimir di Iorio, apresentou a experiência de participar da Iniciativa 100.000 Strong in the Americas,  programa do governo norte-americano para favorecer o intercâmbio entre jovens dos Estados Unidos e da América Latina.

Os representantes da Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto apresentaram particularidades do programa Erasmus Mundos, os desafios para se encontrar parceiros europeus e as experiências para a gestão de alunos internacionais.

Idiomas sem fronteiras

Evento teve a apresentação da presidente do ISF, professora Denise Lima
Evento teve a apresentação da presidente do ISF, professora Denise Lima

Um dos desafios compartilhados por todas as instituições participantes, a necessária fluência em outros idiomas foi o tema abordado na apresentação da presidente do IsF, professora Denise Lima. Em sua fala, ressaltou a importância de uma política linguística para amparar as ações de internacionalização e o fortalecimento das universidades brasileiras. Criado para apoiar o Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), o Inglês sem Fronteiras – hoje denominado Idiomas sem fronteiras, com a inclusão de mais sete idiomas, celebra um conjunto de ações já realizadas e aponta novos desafios para continuar a transformar a visão do Brasil no contexto acadêmico globalizado.

Institucionalização e fortalecimento do ensino de línguas na UFLA é tema de reunião com a presidente do ISF, Denise Lima
Institucionalização e fortalecimento do ensino de línguas na UFLA é tema de reunião com a presidente do ISF, Denise Lima

Denise Lima apresentou um resgate das ações que sustentam o Programa, incluindo a realizações de cerca de 360 mil testes de proficiência – dos quais seis mil foram aplicados na UFLA; a ampliação do curso online My English Online (MEO), com registro em torno de 600 mil pessoas ativas de 184 instituições públicas; além dos cursos presenciais, que na UFLA são ministrados pelo Núcleo de Línguas (Nucli/UFLA), coordenado pela professora Norma Joseph (DCH/UFLA).

Quando se fala em ações de internacionalização, a professora Denise Lima reforça o papel de protagonismo do Brasil, com as ações recentes do CSF e ISF. “É necessário que haja um investimento contínuo, para que as ações resultem em uma efetiva mudança de cultura”, destacou.

Aproveitando a visita à UFLA, a presidente do IsF também participou de reunião com a Direção Executiva da UFLA, com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo; vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von

ADenise Lima também fez uma visita ao Nucli/UFLA, coordenado pela professora Norma Joseph
Denise Lima também fez uma visita ao Nucli/UFLA, coordenado pela professora Norma Joseph

Pinho, além de pró-reitores, assessores e a coordenadora de Idiomas da UFLA, professora Norma Joseph. Durante a reunião, Scolforo reforçou a importância do Programa de Internacionalização para a UFLA, destacando alguns pontos prioritários para a próxima gestão, como a atração de estudantes estrangeiros, ampliação de cursos e vagas na pós-graduação e outras ações para consolidar a Universidade como referência em ciência para a agricultura tropical.

 

Treinamento envolveu diferentes temáticas e o compartilhamento de experiências para o fortalecimento das relações internacionais nas instituições brasileiras
Treinamento envolveu diferentes temáticas e o compartilhamento de experiências para o fortalecimento das relações internacionais nas instituições brasileiras