UFLA runners fechou primeiro semestre com participação na Meia Maratona de BH

ufla-runners1A equipe de corrida UFLA runners fechou o primeiro semestre de 2016 com a participação na 7ª Meia Maratona de BH. No total, 20 integrantes do grupo participaram da prova. Todos eles conseguiram completar o percurso – mesmo os iniciantes que, pela primeira vez, participaram de uma corrida de maior complexidade.

Estrearam na equipe durante o evento os professores Sérgio Martins e Angélica Sousa da Mata (Departamento de Física – DFI), a servidora técnico-administrativa Gisele Valério (lotada na Diretoria de Meio Ambiente) e a funcionária terceirizada Quele Gois (Adufla).

A competição mobilizou atletas nacionais e internacionais e contou com provas nas distâncias de 5 km, 10 km e meia maratona (21,1 km). Os percursos margearam a Lagoa da Pampulha. A meia maratona, além de uma volta completa na lagoa (17,8 km), incluiu trecho de 3,3 km dentro do Zoológico, com forte e longa subida de aproximadamente 1 km.

Outras provasufla-runners4.JPG

Em março, 17 corredores da equipe participaram da 1ª Etapa do Circuito AThenas, no Rio de Janeiro.  Além das provas oficiais, que contam com apoio da UFLA, alguns atletas também participaram de forma isolada de algumas provas como a Maratona Internacional de São Paulo, Maratona e Meia Maratona do Rio, Maratona de Porto Alegre, XTerra Parati, Corrida da UFSJ e a Corrida Supermercados ABC em Lavras.

Entre os resultados de destaque nessas competições estão os tempos obtidos nos 42,2 km da Maratona de Porto Alegre pelo casal de maratonistas Patrícia Almeida (professora do Departamento de Ciências Humanas – DCH) e Leizer Vieira Silva: 4h07’54” e 3h23’25”, respectivamente.  Outra comemoração veio com o primeiro lugar na categoria 50/54 anos alcançado pela servidora Dirce de Cássia Macedo (Departamento de Ciências do Solo – DCS) na Corrida Supermercados ABC em Lavras.

A mobilização da UFLA runners, no entanto, está focada sobre a promoção de um estilo de vida saudável. A equipe celebra a superação e evolução de vários servidores que apenas caminhavam e hoje correm 5 km initerruptamente. “Esse tem sido o grande legado; servidores mudando hábitos em busca de saúde e qualidade vida. Após seis meses, já temos atletas que perderam peso, reduziram o percentual de gordura, apresentam exames impecáveis e evoluíram da caminhada para a corrida de 5km, além de outros tantos que já corriam e vêm melhorando suas marcas”, avalia o idealizador do grupo Wendel de Souza Pernambuco, servidor lotado na Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (Dcof/UFLA).

O próximo desafio oficial da equipe será em 6/11 na Meia Maratona do Circuito Athenas, em São Paulo. Antes dessa prova, a equipe participará de outros eventos em Lavras e em cidades da região.

Apoio institucionalufla-runners3.JPG

A UFLA runners foi formada no final de 2015 e reúne cerca de 30 integrantes. Ao se estruturar, o grupo buscou apoio da Direção Executiva da UFLA e de professores que pudessem oferecer orientações para os treinamentos. “Depois dessa fase inicial, agradecemos pelo apoio recebido. Os professores Fernando de Oliveira (Departamento de Educação Física) e Juciane de Abreu Ribeiro Pereira (Departamento de Ciência dos Alimentos) têm auxiliado na área de avaliação funcional/treinamento desportivo e orientações de alimentação, respectivamente. O trabalho dos monitores Alberto Junior e Layla Oliveira também tem sido muito importante para nós”, diz Wendel.

Os servidores que já correm, ou querem começar a praticar a atividade, podem passar a integrar o grupo. O contato para outras informações pode ser feito com Wendel (pelo ramal 1116 ) ou com qualquer membro do grupo.

Fotos cedidas pela equipe UFLA runners (7ª Meia Maratona de BH).