Programa Institucional de Bolsas prorroga inscrições até esta sexta (17)

Foto aérea do campus da UFLA com os dizeres: programa institucional de bolsasOs editais para ocupação de vagas reservadas no Programa Institucional de Bolsas da UFLA (PIB-UFLA) foram prorrogados: os estudantes em situação de vulnerabilidade (selecionados e previamente credenciados pela Praec) poderão se inscrever até o dia 17/6, às 23h59, pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). Os editais são referentes às vagas para o primeiro período letivo de 2016, com oportunidades ofertadas pelas Pró-Reitorias de Graduação (PRG), de Extensão e Cultura (Proec) e de Pesquisa (PRP). Na Proec, os formulários deverão ser entregues até às 16 horas do dia 17/6.

Acesse as páginas abaixo para conferir os editais e alterações nos prazos:

Vagas

As vagas da PRG compõem o conjunto de quatro programas: o Programa de Aprendizado Técnico (Proat); o Programa de Apoio à Produção de Material Didático (Promad); o Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti); e o Programa de Mentoria para Calouros (Promec). Já o edital divulgado pela Proec destina-se aos estudantes interessados em concorrer às vagas para habilidades específicas dos Programas de Extensão Universitária.

Seleção

A seleção, em qualquer um dos casos, será feita por meio de análise do desempenho acadêmico e entrevista. A lista dos estudantes selecionados para ocupar essas vagas foi divulgada previamente pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec).

Ingresso e atividades

O início das atividades dos bolsistas ocorrerá em 1º de julho de 2016. O bolsista deverá dedicar 12 horas semanais de exercício e fará jus a uma remuneração de R$300,00 mensais. Os contratos serão vigentes até 30 de junho de 2017.

Sobre o PIB

O Programa Institucional de Bolsas contempla atividades nas modalidades de ensino e aprendizagem, extensão e cultura e pesquisa. O estudante selecionado que tenha interesse na área de extensão e cultura deverá procurar um orientador de seu interesse, por conta própria ou por meio de consulta aos programas e projetos registrados na Proec (www.proec.ufla.br). Identificado o programa/projeto de seu interesse, deverá solicitar ao coordenador/orientador carta de aceite e inscrever-se pessoalmente no referido Edital.

O estudante selecionado que tenha interesse na área de pesquisa deverá procurar um orientador de seu interesse que queira orientá-lo em projeto de pesquisa científica. Identificado o projeto de seu interesse, deverá solicitar ao orientador que o inscreva no referido Edital.

O estudante selecionado que tenha interesse na área de ensino e aprendizagem deverá seguir as orientações dos editais publicados no site da PRG.

A orientação é para que os estudantes se inscrevam em mais de uma modalidade de bolsa. Os estudantes não selecionados na primeira chamada deverão estar atentos para às chamadas seguintes, caso haja vagas disponíveis.