Engenheiros Sem Fronteiras atuam na revitalização de quadras esportivas

Flávia, Lucas, Tatianna, secretário Ricardo Pacheco, Thiago e prof. Alessandro na quadra do Novo Horizonte.
Flávia, Lucas, Tatianna, secretário Ricardo Pacheco, Thiago e prof. Alessandro na quadra do Novo Horizonte.

Em um novo projeto, os Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras, juntamente com o professor Alessandro Vieira Veloso (DEG), atuarão na revitalização de espaços esportivos comunitárias da cidade. A primeira ação é a revitalização da quadra comunitária do bairro Novo Horizonte, com o apoio dos moradores da comunidade e dos membros efetivos do projeto. A visita de diagnóstico à quadra ocorreu na última quinta-feira (2), com a presença do secretário de Esportes do Município, Ricardo Pacheco; do professor Alessandro; e dos membros da ESF: Thiago Mendes, Tatianna Fortes, Flávia Corrêa, Lucas Guimarães e Pedro Pasqualin.

O objetivo do projeto é desenvolver os espaços para a prática esportiva de maneira participativa. “Os benefícios do esporte são individuais e coletivos. Eles contribuem na formação física e psíquica das pessoas, principalmente no período da adolescência, fase de conflitos internos e transformações. Além disso, o esporte é um importante meio para a inclusão social e melhorias nas condições de vida”, afirmou o professor.

O secretário Ricardo Pacheco lembrou que o bairro conta com um time feminino de basquete com alto potencial e que a quadra poderá ser um local para o treinamento das jogadoras. Ele atua como técnico da modalidade e foi agraciado como melhor técnico de basquete feminino nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em 2015.

Para a integrante da ESF Flávia Corrêa, esse projeto vai ao encontro de outros já realizados pela organização não-governamental: “A ESF desenvolve vários projetos de extensão, incluindo na área de esportes. A revitalização da quadra proporcionará aos moradores um ambiente de convivência agradável, oportunidades de desenvolvimento pessoal e troca de experiências”, conclui.

Na visita, foram analisadas as condições da quadra. Os próximos passos para a revitalização serão fazer as medições e a planta do espaço. Em seguida, o grupo buscará patrocinadores, adquirirá os materiais e fará as obras necessárias. Eles também pretendem atuar em outras quadras, posteriormente.