Livro sobre Língua Portuguesa, organizado com participação de professores da UFLA, será lançado em Belo Horizonte

livro-marcio-canoSerá lançado em Belo Horizonte, em 4 de junho, o livro “Língua Portuguesa: sujeito, leitura e produção”, organizado pelo professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) Márcio Rogério de Oliveira Cano. O lançamento ocorrerá durante o evento “Letras debate: linguagens e ensino”, a ser realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), às 10h.

O volume inclui textos de 12 autores, estando entre eles professores do DCH (Helena Maria Ferreira, Márcia Fonseca de Amorim, Mauricéia Silva de Paula Vieira e Raquel Márcia Fontes Martins) e do Departamento de Educação – DED/UFLA (Luciana Soares da Silva). De acordo com o professor Márcio, há cerca de dois anos iniciaram-se os trabalhos para a produção da coleção “A reflexão e a prática no Ensino Médio”, que terá 13 livros, organizados sob sua coordenação. “Esse primeiro volume exigiu um ano e meio de trabalho”, diz.

Em sua primeira edição, de 2012, a coleção foi intitulada “A reflexão e a prática no ensino” e reuniu nove livros de diversas áreas do conhecimento, mobilizando mais de 50 autores, ligados a diferentes universidades. Neste segundo momento, o foco das análises é sobre o Ensino Médio. Mais de 80 autores estarão envolvidos com os 13 livros da coleção. São profissionais vinculados a instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), UFMG, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Centro Universitário Unifieo, entre outras. As obras tratarão de pesquisas e experiências desenvolvidas nas escolas e para as escolas.

O conteúdo do volume que será lançado em junho é especialmente destinado aos professores em formação na área de Língua Portuguesa, além de profissionais das redes educacionais e demais professores e pesquisadores. O lançamento, a ser realizado inicialmente em Belo Horizonte, será replicado também no Rio de Janeiro e em São Paulo, em datas posteriores. Na UFLA, há previsão de que o lançamento ocorra no mês de junho.

A publicação da coleção é da editora Blucher.

Veja o resumo da palestra a ser ministrada na UFMG pelo professor Márcio Cano durante o lançamento do livro.

Com informações de Luana Nayara Pena, bolsita Proat – Ascom/DCH/DED.