Rede Mineira de Comunicação Científica realiza II Curso de Comunicação Pública da Ct&I

RMDCA Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) realiza, no dia 2 de junho, a II edição do Fala Ciência: Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O curso é destinado a profissionais que trabalham ou se interessam pela divulgação da ciência e da tecnologia, tem 70 vagas e acontece das 8h às 18h, na sede da Fapemig, em Belo Horizonte.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este formulário.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições que compõe a Rede, formada a partir da necessidade de fortalecer os esforços relacionados à popularização da ciência no Estado. Com esse objetivo, representantes de universidades, centros de pesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) têm se reunido para pensar soluções e alternativas que tornem a ciência um assunto mais próximo da população em geral. A Rede contribui para agregar diferentes competências e pretende subsidiar a mídia de massa e especializada com informações destacadas sobre os avanços da ciência, tecnologia e inovação.

8h: Credenciamento

8h45: Apresentação Institucional – Coordenador da Rede, Presidência FAPEMIG e Representante da Sectes.

9h às 10h15: Módulo I – Tópicos importantes para o divulgador de CT&I cobrir temas relacionados à Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia. Como falar sobre startups, spin off e sobre temas relacionados.

Palestrante: Aluir Dias

10h15 às 10h30: Coffee break

10h30 às 11h45: Módulo II – O uso de Ferramentas Digitais na Cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tendências e novas ferramentas usadas em coberturas de canais especializados e pela grande mídia.

Palestrante: Lorena Tárcia

11h45 às 13h15: Almoço

13h15 às 14h30: Módulo III – Especificidades na cobertura jornalística de temas relacionados à CT&I. Como os estudos de recepção pública da Ciência ajudam o divulgador a pensar o conteúdo adequado para o seu público.

Palestrante: Valéria Raimundo

14h30 às 14h45: Coffee break

14h45 às 16h: Módulo IV – As plataformas digitais como alternativa para dar visibilidade a conteúdos de Ciência, Tecnologia e Inovação. A experiência do Canal Nerdologia e no blog Rainha Vermelha na cobertura científica.

Palestrante: Atila Imarino

16h às 17h: Apresentação de Plataformas de referência para o Comunicador Público de CT&I. Apresentação da Nova plataforma do DataViva e do Portal do Simi.

Rafael Pessoa (DataViva)

Fernando de Lucena (Simi)

17h30: Encerramento e entrega dos certificados

Com informações da Fapemig