14ª Semana Nacional de Museus vai até 22/5 – confira a programação da UFLA

cartaz-semana-museusOs museus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) celebram a 14ª Semana Nacional de Museus, promovida no Brasil de 16 a 22 de maio em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O período na UFLA é de exposições, visitas guiadas, oficinas, minicursos, exibição de filmes, palestras, teatro, rodas de conversas e ações educativas. Os eventos são abertos à participação de toda a comunidade.

Nas atividades previstas para  Museu de História Natural (MHN) e o Museu Bi Moreira (MBM), há1717 eventos para comparecimento espontâneo do público e outros que exigem agendamento. Nesse último caso, o interessado poderá inscrever-se pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG Eventos). Os telefones para contato em caso de dúvidas são (35) 3829-1205 (MBM) e (35) 3829-1206 (MHN).

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2016, 1.236 museus de todo o país participam das comemorações, oferecendo ao público um total de 3.700 atividades especiais. “Museus e paisagens culturais” é o tema norteador da edição deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A imagem utilizada para divulgar o evento mantém relação com a temática. Trata-se da obra Pipas, de Cândido Portinari (1941), cujo direito de reprodução foi cedido pelo projeto Portinari.

De acordo com o Portal do Ibram, a paisagem ao ar livre e a presença de pipas no céu remete à relação entre território e cultura, enfatizando o ambiente como espaço de relações humanas. É o espaço geográfico abrigando as identidades e as memórias das comunidades. Nesse contexto, os museus assumem a missão de preservação, qualificação e dinamização. Na UFLA, a organização da Semana Nacional de Museus é feita pela Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Programação

No Museu Bi Moreira, são nove* atividades previstas, sendo quatro exposições, duas ações educativas, uma roda de conversa e uma palestra. Consulte a programação detalhada* e fique atento aos eventos que exigem agendamento/ inscrições pelo SIG.

Já no MHN estão programadas treze* ações, que incluem visitas guiadas, oficinas, minicursos, exibição de filmes e outras. A finalização dos trabalhos ocorre em 21/5 com a Oficina Festa das Estrelas, do projeto “A Magia da Física e do Universeo” (consulte a programação*).

* Programações atualizadas em 2/5.