XX Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento de Plantas vai abordar a nova era dos dados biométricos

simposio-genetica

Inscrições e submissão de resumos tem início nesta sexta-feira (15/4)

O Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realiza anualmente um simpósio que já se consolidou como um espaço científico importante para discutir e refletir sobre temas relevantes para o conhecimento da área e para a sociedade. Neste ano, o evento será realizado nos dias 27 e 28 de julho e o período de inscrição e submissão de resumos têm início nesta sexta-feira (15/4) e segue até o dia 15 de maio. Acesse o site http://www.nucleoestudo.ufla.br/gen/

O evento, na sua essência, tem a proposta de intensificar interações entre estudantes de graduação, pós-graduação, cientistas e profissionais brasileiros e estrangeiros, fortalecendo e expandindo a reflexão sobre “FENÔMICA: a nova era dos dados biométricos”, tema central desta 20ª edição. A opção por esse tema reside no seu caráter contemporâneo e integrador, com forte interseção com a genética e o melhoramento de plantas.

O melhoramento de plantas é um dos responsáveis pelo papel de destaque da agricultura na economia do país, tendo contribuído para o aumento da produtividade das lavouras. A dificuldade de melhorar populações para os caracteres quantitativos como produtividade de grãos é reconhecida e tem exigido o uso de métodos de melhoramento que permitam a manutenção da variabilidade genética, para contínuos ganhos de seleção e aumento da probabilidade de seleção de genótipos superiores.

Nessa 20ª edição, será celebrado o aniversário de 30 anos do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da UFLA, que foi criado em 1986. Comemora-se também o 23º ano de criação do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento.

Normas para submissão

Os trabalhos deverão ser submetidos sob forma de resumo simples, redigido em parágrafo único com no mínimo 200 e no máximo 450 palavras (contar com “ferramenta” do Word). Deverá conter introdução/objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. Não deve conter referências bibliográficas. Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, sendo os sete melhores trabalhos apresentados oralmente durante o evento. Não haverá sessão de pôsteres, no entanto, será emitido certificados para todos os resumos aceitos.

Tema: Fenômica: A nova era dos dados biométricos
Dias: 27 e 28 de Julho de 2016