Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas é abordado em curso promovido na UFLA

 

SIGAA (2)

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com o apoio da Diretoria de  Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), realizaram nessa quarta-feira (13/4) um curso para o melhor conhecimento e manuseio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo ministrado pelos servidores Vitor Andrade (PRP) e Bruno Arriel (DGTI).

O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, e atividades de ensino.

O treinamento teve como finalidade apresentar como os projetos de pesquisas devem ser submetidos ao SIGAA. Neste sentido, o curso abordou a submissão da proposta do projeto de pesquisa; o cadastro de planos de trabalho para solicitar bolsa; a execução do projeto; as emissões dos relatórios, dentre outros aspectos.

O curso também descreveu, passo a passo, como os docentes que almejam participar do processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica,  devem fazer da submissão da proposta do projeto de pesquisa até o relatório final.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos com relação a essa plataforma e ainda esclarecer todas as dúvidas que pudessem ser empecilhos no momento da submissão de algum projeto de pesquisa.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA