Projeto da UFLA lança ferramentas virtuais para ajudar estudantes do ensino básico na preparação para a OBA

planetas4Como parte do trabalho permanente que faz pela divulgação da ciência, a equipe do projeto de extensão “A Magia da Física e do Universo” intensifica sua atuação para auxiliar os alunos do ensino básico na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016 (OBA). Neste ano, quem vai participar do desafio poderá contar com o apoio virtual dos professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenadores do projeto – José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso – além de demais integrantes da equipe.

Eles criaram no Facebook a página “Equipe de Apoio à OBA – Magia da Física”. Nela, estão sendo postados vídeos e informações científicas que poderão ajudar os participantes de forma leve e descontraída. A ferramenta permite também que o internauta esteja em interação com a equipe, para solucionar dúvidas.

Professores e gestores das escolas têm ainda outro recurso virtual para a troca de informações com os idealizadores do projeto – o WhatsApp. Basta que entrem em contato pelo e-mail magiadafisica@gmail.com, ou pelo próprio Facebook, para que possam se identificar e receber o número para acompanhamento de informações pelo aplicativo. “Investimos nossos esforços nessa iniciativa porque a OBA é uma forma incrível de incentivar nos jovens o gosto pela ciência, pela busca do novo, e a curiosidade pelas questões do Universo”, diz a professora Karen.

Um destaque feito por Karen, ao comentar o conteúdo das divulgações feitas pelo projeto, é o aplicativo “Simulador OBA”, disponível para download na página oficial da OBA.  O aplicativo é do tipo quis, para smarphones e tablets. Ele permite o teste de conhecimentos em Astronomia e Astronáutica de forma lúdica. Estudando enquanto se diverte, o aluno terá acesso a perguntas de provas reais realizadas no período de 2008 a 2014.

Além das ferramentas on-line que permitem o suporte a estudantes de todo o país, para quem está na região de Lavras o projeto oferece outra possibilidade: as oficinais presenciais. Escolas interessadas em agendar sessões em que os alunos possam receber informações sobre astronomia e observar o céu com o auxílio de telescópios devem entrar em contato com os organizadores por e-mail. As oficinas são marcadas para o turno da noite e ocorrem na própria escola, que pode estar localizada em Lavras ou na região.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Neste ano, as provas serão aplicadas em 13 de maio. O apoio da equipe do projeto A Magia da Física e do Universo às escolas durante a preparação para a Olimpíada também ocorre anualmente. “A intenção é que esse trabalho seja permanente. Portanto, as escolas que não conseguiram se inscrever na edição da OBA deste ano terão oportunidade de trabalhar conosco nas próximas edições”, esclarece Karen.

Próxima parada: Ribeirão Vermelho, em 15/4

magia-da-fisca
Foto ilustrativa: oficina realizada em Três Pontas (2014).

A Escola Estadual Antônio Novaes, de Ribeirão Vermelho, está inscrita na OBA 2016 e já se mobiliza para receber a equipe do projeto. Será realizada na cidade, na sexta-feira (15/4), a oficina Festa das Estrelas. As atividades ocorrerão a partir das 18h, no Campo do Bangu, e estarão abertas à participação de toda a comunidade. Durante a oficina, haverá observação do céu com telescópios, com foco principal sobre o Berçário das Estrelas na Constelação de Órion e sobre o planeta Júpiter. Os pesquisadores extensionistas também darão orientações aos participantes sobre a região que devem observar para contemplar a chuva de meteoros prevista para o final de abril.

O projeto A Magia da Física e do Universo

Com atividades voltadas para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos, o projeto foi criado em janeiro de 2009, integrando ensino, pesquisa e extensão. Atende a escolas do ensino básico e a toda a comunidade interessada pelos temas relacionados à área de Astronomia. Durante os períodos letivos da Universidade, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.

O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).