Times de Futebol Americano de Lavras abrem seletivas

futebol-americanoOs times de Futebol Americano da Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras (Leufla) convidam para a seletiva de novos membros que acontecerá no sábado (20/2/16), às 9 horas, no Estádio da UFLA. Atualmente os times são divididos em três modalidades:

1)      UFLA Leões Futebol Americano: modalidade “No Pad”, ou seja, sem equipamentos; conta com 11 jogadores em cada time, sendo ataque, defesa e times especiais, com um total aproximado de 50 atletas. Atualmente, o Leões possui 30 atletas.

2)      Leoas Flag Football: modalidade “flag”, ou seja, sem contato físico entre as jogadoras. Nessa modalidade há dois times com cinco jogadoras em cada lado, sendo ataque e defesa. Não há violência e sequer contato físico. É uma variação da modalidade vista nos campeonatos na televisão. O time atual conta com 15 jogadoras.

3)      Juvenil de Flag: modalidade para jovens menores de 15 anos, também de flag, sem contato físico. A escolinha terá início oficial a partir de março.

A seletiva tem o objetivo de promover e apresentar o esporte e os times à cidade, mas, principalmente, de selecionar novos jogadores e jogadoras que tenham interesse em conhecer e praticar o esporte.

O evento será gratuito e os participantes receberão água mineral e frutas. Serão marcados tempos e dados de cada futuro jogador ou jogadora. Os interessados podem obter outras informações como fotos e vídeos e devem se inscrever pelo site: www.lavrasfa.com. Vale ressaltar que para o dia da seletiva recomenda-se roupas leves para prática de atividade física.

Os treinos acontecem normalmente após às 18 horas durante a semana e aos sábados pela manhã. Qualquer pessoa é bem-vinda aos times, independentemente de seu tipo físico. Isso porque o futebol americano é um esporte democrático: como as posições são muito especializadas, há espaço para magrinhos, gordinhos, altos e baixos.

Fortalecimento dos times

O Leões Futebol Americano é um time que já existe desde 2013 e por ele já passaram cerca de 180 atletas. Já disputaram três amistosos, com duas vitórias e uma derrota. Uma das dificuldades de manter o time é a alta rotatividade de atletas, por serem, em sua maioria, estudantes da UFLA. Sendo assim, esse ano o time resolveu abrir suas vagas também para Lavras e região, com o intuito de se profissionalizar e divulgar o esporte.

Em março de 2015 iniciou-se a modalidade flag e foi montado o time feminino, que hoje conta com 15 atletas, mas ainda não teve a oportunidade de competir ou jogar amistoso. Um dos objetivos da seletiva é demonstrar que a modalidade não é um esporte violento. Pelo contrário, como não há contato físico direto, as atletas devem compensar com muita agilidade.

Confira aos vídeos com treinos dos times femininos: