Oportunidade de bolsas para estudantes medalhistas em olimpíadas de matemática

medalhistas-matematica-249x167Estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) podem concorrer a bolsas do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Para participar, o estudante deve estar matriculado em cursos de graduação de instituições públicas e privadas, em qualquer área de formação. Portanto, estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tenham conquistado medalhas em qualquer edição da OBMEP ou OBM podem participar.

Os interessados têm devem se inscrever pelo site http://picme.obmep.org.br/.

São duas etapas. Na primeira, estudantes ingressantes em cursos na área da Matemática em 2016 ou que tenham pelo menos quatro medalhas. Nesta fase, denominada – Entrada Antecipada – o prazo para inscrições é até 2 de março e o resultado será imediato.

Para os demais medalhistas, com entrada no ensino superior ATÉ o primeiro semestre de 2016 – Entrada Regular – as inscrições seguem até o dia 17 de abril. O resultado dessa etapa está previsto para o mês de julho e as atividades devem iniciar em agosto de 2016.

O PICME é coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ofertado por programas de pós-graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. O Programa tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o professor Helvécio Geovani Fargnoli Filho, do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA), que coordena o programa na UFLA, o objetivo do PICME é oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com estudos em Matemática. “Com isso, espera-se propiciar o acesso a uma sólida formação matemática que venha a enriquecer o desenvolvimento profissional desses estudantes, abrindo inclusive a possibilidade de ingressarem em um mestrado na área de Matemática”, reforça, lembrando que os estudantes aprovados no processo seletivo deverão cursar disciplinas de matemática e participar de atividades escolhidas pela coordenação do Programa.

A UFLA participa do Programa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Portanto, estudantes da UFLA, ao preencherem o formulário de inscrição, devem selecionar a UFMG como instituição. Entretanto, todas as atividades ligadas às bolsas são realizadas em Lavras. Atualmente, o PICME tem 11 bolsistas na UFLA.

Para outras informações, os estudantes podem acessar o site do PICME ou entrar em contato com o DEX pelo telefone (35) 3829- 2151.

Confira também a oportunidade para Bolsas Instituto TIM para medalhistas OBMEP