Concerto de Natal foi realizado na UFLA no dia 11 – veja fotos e vídeo

Concerto também será realizado no dia 18, na Igreja N. S. do Rosário, no Centro de Lavras

concerto-natal-ufla-2015Para marcar o encerramento de 2015, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu o tradicional Concerto de Natal na noite de 11/12, no Salão de Convenções. Os corais da Escola de Música de Lavras e o Vozes do Câmpus, juntamente com a Orquestra de Câmara da UFLA, emocionaram o público presente com canções natalinas.

O coral da Escola de Música de Lavras iniciou as apresentações e, após quatro músicas, convidou o Coral Vozes do Câmpus a cantarem juntos. Houve um momento em que o Vozes do Câmpus cantou sozinho e, em seguida, com a Orquestra; no final, todos se juntaram para desejar a todos um ótimo fim de ano, encerrando com “Noite Azul”.

O público foi recebido pelo coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho, que deu as boas-vindas e falou que o concerto é uma forma de encerrar o ano de maneira plena. Durante a apresentação, o maestro Augusto Pimenta chamou a atenção para a confraternização entre corais que ocorre durante o evento. Ele também ressaltou o empenho e a parceria do Coral Vozes do Câmpus e da Orquestra de Câmara.

Concerto será reapresentado nesta sexta (18)

Quem não pôde ir ao concerto do dia 11 poderá prestigiar a apresentação no dia 18, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Praça Dr. Augusto Silva). O concerto terá início às 20 horas, com entrada franca e classificação livre. A organização do evento é da Coordenadoria de Cultura da UFLA, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceira com a Escola de Música de Lavras.

Veja o cartaz do evento.

Orquestra de Câmara da UFLA e Coral Vozes do Câmpus

A Orquestra iniciou  suas atividades em novembro de 2011 e, desde então, dedica-se ao repertório clássico e a arranjos exclusivamente escritos para o grupo. Os integrantes (público interno e externo à UFLA) se encontram às terças e às quintas-feiras, às 19h. Para fazer parte da orquestra, é preciso que o interessado já tenha algum conhecimento.

Já o Coral, composto também por membros da comunidade lavrense e da UFLA, possui um repertório clássico de música erudita e de música popular brasileira. Sua criação deu-se em 1999. Os encontros do grupo ocorrem às segundas e às quartas-feiras, às 18h30.

A regência da Orquestra e do Coral é do maestro Augusto Pimenta. Os interessados em participar das atividades podem buscar informações no Centro Cultural Casa das Pedras, localizada no Câmpus Histórico da UFLA.

Escola de Música de Lavras

O projeto sociocultural tem o objetivo de oferecer ensino de música à população de Lavras e região, com aulas de teoria musical e prática instrumental ministradas na Casa da Cultura (Rua Santana, 111, Centro de Lavras). Idealizada pela musicista lavrense Elisabete Mendonça Silva do Carmo, a Escola de Música de Lavras foi fundada em 2013. Ofereceu, até setembro de 2015, em parceria com a Prefeitura de Lavras, cursos gratuitos de Musicalização Infantil, Canto, Violão, Violino e Piano.

A entidade mantenedora é a Associação para Promoção de Arte e Cultura (Aproac), fundada em 2012 e responsável por diferentes eventos culturais já realizados no município, como: Trajeto Cultural de Bandas (2012); Lazer e Arte na Praça (2012); Noite Italiana e Polenta Show (2013); Concertos Musicais na Fadminas (2014) e Concertos Didáticos nas Escolas Públicas de Lavras (2013). Conquistou prêmio em concurso nacional realizado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), quando concorreu com 364 projetos de todo o Brasil, ficando entre os sete projetos mineiros premiados. Para saber mais, acesse o site da Escola de Música de Lavras.

Assista ao vídeo com trechos do concerto:

Veja galeria de fotos: