Sistema de Informação Geográfica será abordado no I GIS Day UFLA

gis-dayNesta semana, nos dias 26 e 27 de novembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) irá realizar o I GIS Day UFLA. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Geomática, do Departamento de Engenharia (DEG) e está inserido na programação do I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia. Com o tema central: “SIG e suas aplicações”, o evento abordará questões relativas à utilização de Sistema de Informação Geográfica – SIG – nos setores acadêmico e profissional.

Na programação, um dos temas abordados será a espacialização da criminalidade em Minas Gerais utilizando Geoprocessamento, que será ministrada pelo policial militar Stênio de Carvalho. Outros temas: “SIG aplicado ao mapeamento de classes e atributos do solo” (palestrante: Michele Duarte de Menezes); “Informações Geográficas de voluntários para aumentar a resiliência contra desastres e eventos extremos” (palestrante: João Porto de Albuquerque) e “SIG e estudos em bacias hidrográficas” (palestrante: André dos Santos Ribeiro).

Além das palestras, serão oferecidos dois minicursos, focados na utilização de SIG´s nas análises de uso do solo utilizando imagens de média resolução espacial, geração e modelagem de curvas de nível para criação de mapa de declividade. Os minicursos serão ministrados por Christiany Mattioli Sarmiento e Jefferson Francisco Soares.

As inscrições podem ser realizadas no site do COMET, clicando neste link: http://www.orion1.polarisweb.com.br/comet/.

Confira a programação

gis-day-programacao