Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas tem início nesta terça-feira – Avanços da Fitopatologia Aplicados ao Agronegócio

Fitopatologia_cartaz_evento

Entre os dias 10 e 12 de novembro será realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o XV Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas. Neste ano, a temática será “Avanços da Fitopatologia Aplicados ao Agronegócio”. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit) e pelo Departamento de Fitopatologia (DFP/UFLA).

Em sua décima quinta edição, serão retratados os seguintes subtemas: “Fitopatologia e segurança de alimentos”, “Doenças emergentes e quarentenárias” e “Manejo da resistência de plantas”, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

Realizado há mais de uma década, o Simpósio é marcado pela intensa participação da comunidade universitária e de profissionais nacionais e internacionais de diversas instituições ligados à área de agronomia, com a finalidade de discutir as principais tecnologias da área.

É válido ressaltar que em todas as edições desse simpósio é publicado um livro abordando os temas que foram discutidos. Assim, cada palestrante pode redigir um capítulo sobre o assunto que foi ministrado. Um exemplar do livro é fornecido a cada palestrante e participante do evento.

Inscrições: Inscrições na sala do Nefit de 8h às 11h e das 14h às 17h, ou pelo site http://www.nucleoestudo.ufla.br/nefit/

Primeiro lote (até 30/10):
Graduação: R$ 50,00
Pós-graduação: R$ 70,00
Pós-doc. e profissional: R$ 100,00
Grupos de 10 pessoas ou mais têm 10% de desconto

Minicursos (vagas limitadas):
1. “Identificação de pragas quarentenárias e envio de material para o exterior”- Ministrante: Augusto Carlos Santos Pinto (MAPA) – R$ 20,00

1. “DNA barcoding on toxin producing Fusarium species and testing for DON producing Fusarium species with LAMP”- Ministrante: Cees Waalwijk (Holanda) – R$ 30,00
  2. “Fungicidas: Cálculos de aplicação, grupos químicos, modo de ação e uso racional”- Ministrante: Fernando Monteiro (UFLA) – R$ 20,00

Confira a programação completa no site.

O Núcleo de Estudos em Fitopatologia

O Nefit é uma entidade sem fins lucrativos, vinculado ao Departamento de Fitopatologia, destinado a pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados. Neste ano o Nefit completa 15 anos, sempre promovendo eventos que contribuem para um melhor aproveitamento dos conhecimentos gerados nessa área. Em 2003, o Nefit ganhou um espaço para sua sede no Departamento de Fitopatologia. O Núcleo é coordenado por alunos de graduação e pós-graduação, com a supervisão da professora Maria Ferreira e apoio da Chefia do Departamento. O Núcleo estimula a formação e reciclagem constante de seus associados buscando viabilizar participações em eventos científicos bem como a promoção do Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas e outros eventos de menor abrangência como palestras e cursos de curta duração.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA