Professor da Austrália realizou palestra na UFLA sobre o uso de pó de rochas silicatadas como fertilizante

palestra_prof_australia2A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do professor da University of Western Australia Robert Gilkes, na última sexta-feira (6). A convite do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA), o professor ministrou uma palestra para alunos e professores da instituição sobre pó de rochas silicatadas e o seu uso como fertilizante: “Silicate Rock Fertilizers: A Myth or a Valuable Alternative to Chemical Fertilizers?”.

Gilkes atualmente desenvolve um projeto como pesquisador visitante no Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para a equipe da UFLA, pela rica experiência que ele possui na área de solos, a visita foi de extrema relevância no intuito de compartilhar experiências. “O Departamento de Ciência do Solo (DCS), por meio do PPGCS/UFLA, incentiva muito a vinda de pesquisadores experientes de renomadas instituições do exterior, pois isso contribui para o contato dos nossos estudantes de pós-graduação (muitos realizam estágio sanduíche no exterior), além de aumentar a internacionalização do nosso programa e da UFLA”, relatou o professor Leônidas C. Azevedo Melo do DCS/UFLA, que acompanhou a vinda do professor Gilkes.

Durante a palestra, Gilkes mostrou que os resultados de pesquisa comprovam que uma forma de viabilizar o uso do pó de rochas silicatadas como fertilizante é a sua moagem bem fina (idealmente < 1,0 micrômetro), antes da aplicação no solo.Além disso, o uso destes materiais como fertilizante e condicionador de solo já é previsto na legislação brasileira, o que é chamado de “rochagem”. “Estamos testando com responsabilidade para não prejudicar o meio ambiente”, comentou Gilkes.

palestra_prof_australianoFoi também enfatizado que o uso de pó de rocha não se aplica a todas as situações, devido à liberação lenta de nutrientes. Mas em algumas situações esses materiais seriam úteis, como na agricultura orgânica (que veda o uso de fertilizantes altamente solúveis); plantio de florestas, devido ao crescimento lento das plantas, etc. “Espera-se que esse uso tenha uma grande expansão. É uma forte responsabilidade”, ressaltou Gilkes.

“O professor Gilkes encorajou os estudantes e pesquisadores presentes na palestra a desenvolverem pesquisas sobre esse tema, pois ainda há carência de resultados de pesquisa no Brasil. Tais pesquisas são importantes para dar respaldo às recomendações aos agricultores de forma segura e honesta”, comentou o professor Leônidas.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA