Professora do DED é uma das organizadoras de livro lançado recentemente em versão digital

livro-profa-catarinaO livro Transposições: Lugares e Fronteiras em Sexualidade e Educação” – organizado pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Catarina Dallapícula, em conjunto com dois professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – foi lançado em outubro na versão digital. “É prática da editora lançar uma edição para acesso público quando o livro se esgota; neste caso, é uma ótima notícia saber que isso ocorreu já no ano seguinte ao lançamento do impresso”, comenta a professora.

A obra foi publicada em 2014 pela Editora da Ufes (Edufes) e reúne textos produzidos por pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (Gepss), da Ufes. O arquivo digital já está disponível pelo endereço http://www.edufes.ufes.br/items/show/356. A edição possui 367 páginas.

Além de organizadora, a professora Catarina participa como autora do texto “Cavalheiros, liguem seus motores… E que vença a melhor mulher”. Os professores da Ufes que também são organizadores do livro são Alessandro Rodrigues e Sérgio Rodrigues Ferreira.

Descrição da obra, divulgada pela Edufes

Pensar Educação, Gênero, Sexualidades, Direitos Humanos e suas reverberações na formação de trabalhadores culturais é um dos desafios que inspirou a escrita desse livro. Os artigos aqui apresentados se enredam como disparadores das temáticas citadas. Entre textos que provocam o pensamento e causam deslocamentos da naturalização das relações com os corpos, a obra apresenta-se como uma possibilidade de leitura para aqueles que desejarem se arriscar nesses espaços-tempo e refletir para além das fronteiras criadas e limites impostos a partir delas.