IX Simpec será nesta semana – Simpósio na UFLA terá palestrantes internacionais

simpecSerá realizado de 22 a 24 de outubro mais uma edição do Simpósio de Pecuária de Corte (Simpec), promovido pelo Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (Nepec), do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA). Os interessados deverão se inscrever por este link.  Os valores das taxas variam entre R$171 e R$300.

O Simpec teve sua primeira edição em 2001 e, desde então, tem apresentado ampla repercussão. Em 2009, o evento passou a ter caráter internacional, com a participação de professores e pesquisadores de instituições de fora do país. Em 2009 foram cerca de 400 inscritos, recorde de participantes registrado desde a criação do evento.

O simpósio tem o objetivo de promover o intercâmbio entre os participantes, assim como a difusão de temas importantes para a bovinocultura de corte, diante do cenário mundial. Por isso, pela quarta vez em sua história, o Nepec realizará um simpósio internacional.

A meta principal do IX Simpec é discutir as alternativas tecnológicas para o setor produtivo, que possibilitem a condução de sistemas de produção animal viáveis, rentáveis, lucrativos e ecologicamente sustentáveis.

O Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte

O Nepec, vinculado ao Departamento de Zootecnia da UFLA, foi criado em agosto de 2000, com o intuito de congregar profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e produtores que se interessam e/ou tenham atividades relacionadas ao estudo e criação de bovinos de corte.

Contatos:

Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (NEPEC)

Secretaria do Departamento de Zootecnia: (35) 3829-1231

Confira a programação do Simpec

Quinta-feira (22/10)

9h- Recentes avanços na nutrição de vacas de corte em função do estágio fisiológico
Prof. Mateus Pies Gionbelli – UFLA

10h45 – Manipulação intrauterina do desenvolvimento para otimização do desempenho e produção de carcaça de bovinos de corte
Prof. Marcio de Sousa Duarte – UFV

14h – Nutrigenômica e qualidade da carne: o que sabemos
Prof. Márcio Machado Ladeira – UFLA

15h45 – Qualidade de silagem e os impactos no confinamento
Prof. Thiago Fernandes Bernardes – UFLA

17h – Sistema BR – Corte: onde estamos e onde queremos chegar
Prof. Sebastião de Campos Valadares Filho – UFV

Sexta-feira (23/10)

9h – Eficiência alimentar em bovinos de corte: onde estamos e para onde podemos ir?
Harvey Freetly – USDA/Meat Animal Research Center/USA

10h45 – Alimentação restrita para ganho programado
Tara Felix – University of Illinois/USA

14h – Pesquisas do microbioma fornecem novas perspectivas para nutrição de Bovinos de Corte