Programa “UFLA acessível em Língua de Sinais” foi apresentado em Simpósio Internacional

apresentacaoseminario03
Apresentação, na UFRJ, do programa “UFLA acessível em Língua de Sinais”.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem se destacado em trabalhos de acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais. Com a finalidade de divulgar as diversas ações que vêm sendo realizadas na Instituição, a equipe do programa “UFLA acessível em Língua de Sinais” participou do Simpósio Caminhos da Inclusão: Saberes Científicos e Tecnológicos, evento internacional realizado neste mês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A professora de Libras da UFLA Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares e os tradutores-intérpretes de Língua de Sinais, do Núcleo de Acessibilidade, Wanderson Samuel Moraes Souza e Welbert Vinícius de Souza Sansao, responsáveis pelo programa, fizeram a apresentação das atividades desenvolvidas.

“O programa UFLA acessível em Libras despertou interesse em vários congressistas. Os surdos presentes no evento gostaram das ações realizadas pela UFLA, tendo sido o programa considerado um dos grandes avanços do meio universitário, no quesito acessibilidade linguística”, relatou Welbert Sansao.

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil, tendo sido instituída pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que determina que seu uso e difusão devem ser garantidos pelo poder público. Além disso, o Decreto 5.626/2005 define que todos os cursos de licenciatura devem ofertar Libras como disciplina obrigatória. O Decreto também estabelece a obrigatoriedade quanto à acessibilidade e atendimento nas instituições de ensino superior de pessoas surdas.

apresentação Seminario01
Da esq. p/ dir.: Wanderson Samuel, Welbert e Erica.

Hoje, todos os eventos oficiais da UFLA possuem a tradução em Língua em Sinais. “Queremos que os surdos vejam que essa é uma Universidade para todos, que na UFLA eles serão contemplados com o que preconiza a Lei Federal”, comentou Erica.

Além dos eventos oficiais, alguns cursos da UFLA voltados à comunidade também já possuem a interpretação em Libras. Os vídeos institucionais passaram a ser divulgados por meio da Língua de Sinais e a intenção é que essa didática também seja aplicada nas vídeo-aulas da Universidade. Outra novidade é o curso de Libras, disponibilizado aos servidores da Instituição.

“As ações da UFLA são de suma importância para plena efetivação da inclusão dentro das universidades e fico feliz em saber como a UFLA tem comtemplado a comunidade surda de Lavras”, afirmou a repórter surda, da TV INES Acessível sempre, Clarisse Guerretta.

Assista o vídeo da matéria em Libras que explica o Programa UFLA acessível em Língua de Sinais.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.