Professora da UFLA participou de ações para a formação de parcerias e disseminação da Educação Fiscal

Da esq.p/ a dir.: Anna Carla Duarte Chrispim (Diretora Centresaf-MG), Raimunda Ferreira de Almeida (Diretora-Geral Adjunta Esaf), Mirelle Cristina de Abreu Quintela (Professora DAE/UFLA).

A professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) Mirelle Cristina de Abreu Quintela, da área de Finanças Públicas e Planejamento Orçamentário, participou do Encontro Internacional para Desenvolvimento da Educação Fiscal no Ensino Superior do Brasil e América Latina, a convite do diretor-geral da Escola de Administração Fazendária (Esaf) Alexandre Ribeiro Motta.

O evento, realizado entre os dias 17 e 19 de agosto, é fruto do acordo de cooperação entre a Esaf e o Programa para a Coesão Social para a América Latina – EUROsociAL.

Estiveram presentes acadêmicos e representantes de órgãos governamentais do Brasil, Chile, Honduras e México.  Eles se reuniram para discutir e formar parcerias para a disseminação do conhecimento sobre a atividade financeira do Estado e sua relação com o exercício e o fortalecimento da democracia participativa. Como produto do evento, foram elaborados planos de ações para serem viabilizados e implementados conforme termos de cooperação entre as instituições parceiras.

“Em reconhecimento ao Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), coordenado pela Esaf, o programa EUROsociAL incluiu como uma de suas metas a criação do curso Educação Fiscal e Coesão Social. Com isso, espera-se promover e institucionalizar a Educação Fiscal como ferramenta para o pleno exercício da cidadania e para a solidificação da democracia participativa no Brasil e na América Latina”, explica a professora Mirelle.

Alexandre Motta em sua palestra (Educação Fiscal como Ferramenta de Controle da Qualidade do Gasto Público) destacou a importância da participação social, lastreada na transparência e no conhecimento. Motta deu especial destaque ao tema da Qualidade do Gasto público, que em sua visão constitui-se um conceito fundamental para o aprofundamento da Educação Fiscal na atualidade.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações do Ministério da Fazenda