Desafio UFLA+ ultrapassa 2600 ideias e inicia fase de avaliação das propostas – participe e concorra a prêmios

desafio-chamada

O Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras teve a primeira etapa lançada há menos de um mês e onze temas já mobilizam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Até o momento (25/6), o desafio registra o envolvimento de1674 pessoas, com 2636 ideias postadas, 121083 curtidas e 41097 comentários.

Entre você também nesta consulta pública: qualquer pessoa, da comunidade acadêmica – ou da comunidade externa – poderá acessar o endereço www.uflamais.ufla.br, fazer o cadastro, participar do desafio e disputar prêmios.

Na quinta-feira (18/6), o comitê técnico composto para acompanhar o desafio esteve reunido no Salão dos Conselhos da UFLA para avaliar o status do concurso e dar início a uma nova fase: o de avaliação técnica das propostas. Cada Pró-Reitoria e setor envolvido nos desafios vão avaliar as ideias sugeridas seguindo a um conjunto de critérios que tem como base a aplicabilidade e o impacto na Universidade.

Cada ideia postada vai ganhar uma indicação de estrelas, em seu status, que vai sinalizar a pertinência de sua aplicação e também os benefícios para a Instituição. As ideais, com cinco estrelas, representam sugestões com alto impacto e, ainda, alta contribuição financeira, por exemplo, na redução de custos para o custeio da Universidade. De acordo com o coordenador da comissão especial designada para acompanhar o desafio, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, todas as ideias postadas passarão por uma avaliação administrativa, para que se verifique a viabilidade de implantação.

Mobilização

Organizado na modalidade concurso, o desfio UFLA + tem o objetivo de incentivar a participação social e identificar propostas inovadoras que possibilitem melhorias acadêmicas e administrativas na Universidade. Trata-se  de mais um espaço coletivo para a proposição de soluções que contribuam para decisões de uma gestão compartilhada, ancoradas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Uma forma simples para dar oportunidade a todos da comunidade acadêmica e externa de contribuir com ideias para a Universidade e ainda concorrer a prêmios.

Até o fechamento desta matéria, às 11 horas do dia 25 de junho, o Departamento de Direito (DIR) estava na primeira classificação no ranking das pró-reitorias, departamentos, setores para concorrer ao prêmio de 100 mil reais em créditos para investimento. Para o chefe do DIR, professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro, a maior contribuição do desafio pode ser sintetizada no fortalecimento das relações humanas, aspecto central de um curso de Direito que pretende ser diferenciado.

Ele explica que o grande envolvimento do Departamento no desafio é resultado do esforço coletivo de estudantes, professores e técnicos administrativos, comprometidos com os ideais da universidade. “Somos um departamento novo e a nossa participação contribui para que as pessoas da comunidade acadêmica conheçam o curso e as nossas proposições. O desafio possibilita o estabelecimento de novos contatos e o fortalecimento das relações”, considerou o professor.

Entre as representações estudantis, a Nutre Empresa Junior está na frente, em busca da premiação de 20 mil reais. Para a coordenadora do grupo, a professora Maysa Toloni, o Desafio Ufla + além de incentivar a proposição de ideias e soluções inovadoras para a melhoria da Universidade em várias áreas, tanto acadêmicas quanto administrativas, estimula o entrosamento/engajamento entre alunos, professores e comunidade acadêmica.

“As premiações estimulam a competição entre as entidades estudantis, o que intensifica ainda mais a mobilização dos alunos em busca de melhorias para a Universidade, bem como do prêmio”. A professora ressalta que os membros da Empresa Nutre Junior estão todos envolvidos e empenhados na busca deste prêmio, com o intuito, principalmente, de conseguir melhorias para a Empresa, criada em 2012, e para a sua consolidação na instituição.

Participe

A primeira etapa do desafio UFLA+ Soluções Inovadoras segue até o dia 31 de julho. Os três participantes que até essa data conseguirem mobilizar um apoio maior às suas ideias (obtendo maior número de curtidas e comentários), serão os vencedores e receberão prêmios. O primeiro colocado ganhará 4 mil reais; o segundo, 2 mil e quinhentos reais e o terceiro lugar, mil reais.

Além das premiações individuais, pró-reitorias, departamentos, setores da UFLA e organizações estudantis também serão premiados, a partir da atuação dos participantes que se declarem ligados a eles. A pró-reitoria, departamento ou setor classificada (o) em primeira colocação receberá o prêmio de R$100.000,00 (cem mil reais) e a organização estudantil classificada em primeira colocação receberá o prêmio de R$20.000,00 (Vinte mil reais), em créditos para empenho, conforme legislação vigente e normas operacionais previstas no Edital.

desafio-status
Status do desafio às 11 horas, do dia 25 de junho de 2015. A cada hora, novas ideias são postadas, curtidas e comentadas.