Concurso incentiva pesquisadores a apresentar seu trabalho científico de forma criativa

concurso-divulgacao-pesquisasO investimento em pesquisas científicas é feito sob a expectativa de que elas gerem soluções importantes para a sociedade. Então, é natural que os resultados precisem chegar ao conhecimento do grande público. O Euraxess Science Slam é um concurso que busca fomentar a criatividade da divulgação científica, convocando os pesquisadores brasileiros a assumirem o desafio de apresentar suas pesquisas, de maneira criativa, em até 10 minutos. O prazo para que os interessados registrem suas candidaturas pelo site http://scienceslambrasil.splashthat.com/ termina em 15/9.

O autor da melhor apresentação ganhará uma viagem à Europa, com tudo pago, durante a primavera europeia de 2016. No decorrer da viagem, haverá a oportunidade para que visite o instituto de pesquisa europeu de sua escolha. Pesquisadores ativos do Brasil (mestrandos em diante) – de todas as áreas – podem participar. É necessário também que tenham proficiência em inglês, para participar de reunião com dirigentes políticos da Comissão Europeia que farão a atribuição do prêmio.

Para se inscrever, o candidato deve ler os termos e condições do concurso. Em seguida, deverá planejar uma forma original de divulgar sua pesquisa para o mundo, seja por meio de palestra, canto, dança, experimentos, etc. A explicação sobre como pretende fazer a apresentação deve ser gravada em um vídeo de até três minutos ou pode ser feita por meio de uma entrevista ao vivo, pelo Skype, com os representantes da Euraxess Links Brazil. Essa apresentação pode ser em inglês ou português.  O envio do vídeo ou a marcação da entrevista devem ser feitos juntamente com o preenchimento do formulário de inscrição.

Os cinco finalistas farão suas apresentações ao vivo durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro (RJ), de 19 a 25 de outubro. Aquele que obtiver o melhor desempenho ganhará o prêmio.

O foco do concurso organizado pela Euraxess Links é ensinar ciência a um público diverso, de forma descontraída. Um vídeo disponível na página do concurso dá uma demonstração do que foi feito por finalistas em 2013 e 2014.