Cebra promoveu na UFLA o curso Ultrassonografia do Sistema Reprodutivo de Bovinos

Aula prática do curso 'Ultrassonografia do Sistema Reprodutivo de Bovinos", na Fazenda Palmital.
Aula prática do curso ‘Ultrassonografia do Sistema Reprodutivo de Bovinos”, na Fazenda Palmital.

Quase cem pessoas participaram das atividades do curso de extensão Ultrassonografia do Sistema Reprodutivo de Bovinos, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). As aulas teóricas ocorreram no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG); já a parte prático-demonstrativa foi desenvolvida no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (Fazenda Palmital, em Ijaci).

Essa foi a segunda edição do curso, organizado pelo Centro de Estudos em Biotecnologia e Reprodução Animal (Cebra-UFLA), sob a orientação do professor do Departamento de Medicina Verterinária (DMV) João Bosco Barreto Filho. De acordo com a integrante do Cebra, Rita de Cássia Palhares, o retorno dos participantes indicou que as atividades foram proveitosas. “Recebemos muitas mensagens com propostas de temas para os próximos cursos. Esse é um indicativo de que as pessoas se envolveram com a programação, e têm expectativas em relação aos próximos eventos”, comenta.

O curso foi promovido de 21/5 a 23/5. Em meio aos conteúdos teóricos, houve dois momentos destinados a demonstrações práticas. No primeiro deles, o médico veterinário Leonardo Teixeira tratou de temas como as patologias

Aula teórica do curso, realizada do Anfiteatro do DAG.

reprodutivas, o diagnóstico de gestação e a sexagem fetal. Na segunda aula prática, o professor da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) Miller Pereira Palhão abordou a ultrassonografia com doppler.

Também foi palestrante no evento o pesquisador da Embrapa Gado de Leite João Henrique Moreira Viana. O curso foi aberto a todos os interessados e teve a participação, principalmente, de estudantes de graduação da UFLA.

Fotos: Cebra