UFLA sediará evento internacional promovido pela International Society for Horticultural Science

Prof. Renato Paiva no momento de apresentação da candidatura da UFLA

A participação em eventos internacionais traz benefícios à instituição, como a atualização de pesquisadores, estabelecimento de parcerias e aumento da visibilidade em outros países. Mas a participação de professores no 6º Simpósio Internacional de Produção e Estabelecimento de Plantas Micropropagadas (6th PEMP, sigla em inglês), em Sanremo, na Itália, em abril, teve outra boa consequência: a UFLA foi selecionada para sediar a sétima edição do evento, em abril de 2017. O simpósio é considerado como um dos mais importantes no mundo na área de propagação in vitro de plantas.

A candidatura da UFLA foi feita pelo professor Renato Paiva (DBI) durante o 6th PEMP. A Universidade foi eleita vencendo propostas vindas da Rússia, Polônia e Turquia. “Essa será a primeira vez que o simpósio será realizado no hemisfério sul, tendo ocorrido anteriormente na Europa, Ásia e América do Norte. Trata-se também do primeiro simpósio promovido pela Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas  (ISHS, sigla em inglês) a ser realizado na UFLA”, destaca o professor Renato.

Todo o evento ocorre em língua inglesa: palestras, debates, apresentações (orais e pôsteres) e visitas técnicas. Isso faz com que haja uma expectativa maior de participação de pesquisadores estrangeiros. “Por essas características e pelo fato de ser promovido por uma sociedade científica internacional, este talvez seja o primeiro evento totalmente internacional realizado na UFLA. Sem dúvida, a realização do simpósio no Brasil aumentará sobremaneira a visibilidade internacional da UFLA”, analisa o professor Renato Paiva.

Nos últimos anos, Renato vem participando de vários eventos científicos internacionais promovidos pela ISHS. Ele considera que os contatos feitos com pesquisadores de diversos países, nos quais o potencial científico da UFLA foi sempre ressaltado, contribuíram para a escolha da Universidade.

ISHS

A ISHS é uma sociedade científica que objetiva promover e incentivar pesquisas e ações educativas em todas as áreas da horticultura, visando à transferência desse conhecimento em nível mundial por meio da realização de simpósios, congressos e publicações científicas. Atualmente, a ISHS possui mais de 7500 associados e é considerada uma das maiores fontes de informações de pesquisas em horticultura. Sua sede fica na cidade de Leuven (Bélgica).