UFLA sediará evento internacional promovido pela International Society for Horticultural Science

Prof. Renato Paiva no momento de apresentação da candidatura da UFLA
Prof. Renato Paiva no momento de apresentação da candidatura da UFLA

A participação em eventos internacionais traz benefícios à instituição, como a atualização de pesquisadores, estabelecimento de parcerias e aumento da visibilidade em outros países. Mas a participação de professores no 6º Simpósio Internacional de Produção e Estabelecimento de Plantas Micropropagadas (6th PEMP, sigla em inglês), em Sanremo, na Itália, em abril, teve outra boa consequência: a UFLA foi selecionada para sediar a sétima edição do evento, em abril de 2017. O simpósio é considerado como um dos mais importantes no mundo na área de propagação in vitro de plantas.

A candidatura da UFLA foi feita pelo professor Renato Paiva (DBI) durante o 6th PEMP. A Universidade foi eleita vencendo propostas vindas da Rússia, Polônia e Turquia. “Essa será a primeira vez que o simpósio será realizado no hemisfério sul, tendo ocorrido anteriormente na Europa, Ásia e América do Norte. Trata-se também do primeiro simpósio promovido pela Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas  (ISHS, sigla em inglês) a ser realizado na UFLA”, destaca o professor Renato.

Todo o evento ocorre em língua inglesa: palestras, debates, apresentações (orais e pôsteres) e visitas técnicas. Isso faz com que haja uma expectativa maior de participação de pesquisadores estrangeiros. “Por essas características e pelo fato de ser promovido por uma sociedade científica internacional, este talvez seja o primeiro evento totalmente internacional realizado na UFLA. Sem dúvida, a realização do simpósio no Brasil aumentará sobremaneira a visibilidade internacional da UFLA”, analisa o professor Renato Paiva.

Nos últimos anos, Renato vem participando de vários eventos científicos internacionais promovidos pela ISHS. Ele considera que os contatos feitos com pesquisadores de diversos países, nos quais o potencial científico da UFLA foi sempre ressaltado, contribuíram para a escolha da Universidade.

ISHS

A ISHS é uma sociedade científica que objetiva promover e incentivar pesquisas e ações educativas em todas as áreas da horticultura, visando à transferência desse conhecimento em nível mundial por meio da realização de simpósios, congressos e publicações científicas. Atualmente, a ISHS possui mais de 7500 associados e é considerada uma das maiores fontes de informações de pesquisas em horticultura. Sua sede fica na cidade de Leuven (Bélgica).