Professores e estudantes da UFLA estabelecem novos contatos em viagens internacionais

Flávia Balieiro, Fernanda Moreira, Vanessa Stein (UFSJ), Luciano Paiva (DQI), Edilson Paiva (Biocell), José Eduardo Pinto (DAG), Filipe Rodrigues (DAG), Suzan Kelly Bertolucci (DAG), Patrícia Paiva (DAG), Renato Paiva (DBI). Equipe reunida durante o simpósio internacional realizado na Itália

Professores dos Departamentos de Agricultura (DAG), de Biologia (DBI) e de Química (DQI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de discentes de pós-graduação, participaram do 6th International Symposium on Production and Establishment of Micropropagated Plants realizado em Sanremo, Itália.

O evento promovido pela International Society for Horticultural Science (ISHS) contou com a participação de 300 congressistas de 50 países. A UFLA foi representada pelos professores Patrícia Paiva, José Eduardo Pinto, Suzan Kelly Bertolucci, Renato Paiva e Luciano Paiva, além dos discentes de pós-graduação Filipe Rodrigues, Flávia Balieiro e Fernanda Moreira.

Patrícia Paiva relata que eles fizeram apresentações dos trabalhos resultantes de pesquisas conduzidas na UFLA e também tiveram a oportunidade de realizar diversos contatos que permitirão futuras parcerias e intercâmbios. Também como atividades do evento, fizeram visitas técnicas a vários produtores de flores e plantas ornamentais da região da Ligúria, a mais importante desse segmento na Itália.

Mais internacionalização

INT_Jean-Luc Bosio, Renato Paiva (DBI), Danièle Montagnac, Patrícia Paiva (DAG) e Dominique This
Jean-Luc Bosio, Renato Paiva (DBI), Danièle Montagnac, Patrícia Paiva (DAG) e Dominique This, na França

Com o intuito de estreitar as relações, conhecer e ampliar contatos, os professores da UFLA Patrícia Paiva (DAG) e Renato Paiva (DBI) visitaram o Montpellier SupAgro na França, que oferece cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas com foco em ciências agrárias.

A reunião foi realizada com a professora da área de melhoramento de plantas Dominique This, que já teve a oportunidade de visitar a UFLA, a coordenadora de intercâmbio de estudantes entre França/Brasil Danièle Montagnac e o diretor do Escritório de Relações Internacionais e Línguas, Jean-Luc Bosio.

Durante a reunião, os professores da UFLA fizeram uma apresentação sobre a Universidade, além de enfatizar os cursos e pesquisas desenvolvidos pelo DAG e setor de Fisiologia Vegetal do DBI. Os representantes do SupAgro também fizeram apresentações das atuações dessa instituição.

De acordo com a professora Patrícia, eles tiveram a oportunidade de discutir várias possibilidades de parcerias, seja para desenvolvimento de pesquisas, intercâmbio de estudantes tanto de graduação como pós-graduação, cuja concretização será de grande importância e contribuição para o programa de Internacionalização da UFLA.

O Programa de Internacionalização da UFLA

O Programa reúne ações isoladas em desenvolvimento na Instituição e traça metas para os próximos anos, visando a aumentar a competitividade acadêmica em diferentes eixos (ambiente educacional bilíngue; produção científica e tecnológica internacionalizada; visibilidade internacional e cooperação internacional). O objetivo central é inserir a Universidade nos principais rankings de excelência internacional, reforçando os projetos de amplo alcance e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, do ensino e da extensão universitária.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA