Agroecologia em pauta: curso de extensão incentiva cultivo de hortas nas escolas

IMG-20150511-WA0015
Aula prática em escola municipal do bairro Cidade Nova.

As hortas nas escolas de educação básica podem ser um laboratório vivo para que professores de todas as áreas trabalhem diferentes conteúdos com seus alunos. Com o curso de extensão “Agricultura urbana: agroecologia como ferramenta”, que está sendo ministrado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), professores de Lavras e região buscam capacitação para empreenderem projetos de manutenção ou criação de hortas em suas comunidades escolares. Também participam estudantes e outros interessados no tema.

No terceiro módulo do curso, ministrado em 9/5, os participantes tiveramaula prática em uma escola municipal do bairro Cidade Nova. No local, a mestranda em Desenvolvimento Sustentável e Extensão Raphaela Mendes conduziu a oficina “Construção de Horta”.  No mesmo dia, houve uma palestra sobre Controle Biológico, ministrada pelo professor do Departamento de Agricultura (DAG) Luis Cláudio Silveira.

O projeto de cultivo de hortas feito com base nas práticas de agroecologia, em conformidade com as leis e dinâmicas da natureza, sem o uso de fertilizantes minerais ou agrotóxicos, resulta em um alimento mais saudável e estimula o comprometimento dos alunos com as questões ambientais e de saúde. Por isso, a ferramenta foi escolhida como temática do curso e sua adoção é incentivada pelos membros dos Engenheiros sem Fronteiras (EsF – Núcleo Lavras) e do Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro), responsáveis pela organização do curso.

Para os EsF, a oferta do curso é uma forma de dar continuidade ao projeto Quintal Verde, que teve início em 2012 com a proposta de ensinar crianças em colégios públicos de Lavras a cultivar hortas orgânicas, sem o uso de agroquímicos e produtos fitossanitários. Atualmente a ONG colabora com a manutenção de hortas no colégio Caic e na Escola Estadual Cristiano Souza. “Percebemos que não era suficiente trabalhar somente com os alunos, mas é necessário envolver os professores. Logo, o curso complementa e dá continuidade ao Quintal Verde”, diz a integrante dos EsF Maria Alvarenga.

A última etapa do curso, que tem total de 24 horas, será em 23/5, no Anfiteatro do Departamento de Entomologia (DEN), das 8h às 12h.

Programação anterior

Antes da parte prática, a programação do curso teve dois dias de encontro na UFLA, nos quais foram tratados temas como a “História da educação e a Educação popular”, os “Princípios da agroecologia”, o “Desenvolvimento sustentável”, a “Alimentação na vida contemporânea”, além das abordagens “Horta escolar – interdisciplinaridade e multidisciplinaridade para um ensino analítico e crítico” e “Soberania, segurança alimentar e merenda escolar”. Foram palestrantes o professor do Departamento de Educação (DED) Celso Valin, a integrante dos ESF Maria Alvarenta, o integrante do Neagro Iberê Martí, o professor do Departamento de Engenharia (DED) Gilmar Tavares e membros do Núcleo de Estudos em Alimentos Funcionais (Neaf).