Construção de aquecedor solar de água a baixo custo será tema de curso de extensão na UFLA

chamada-curso-aquecedorPara quem tem vontade aprender a construir um aquecedor solar de água, com baixo custo, haverá uma oportunidade na Universidade Federal de Lavras (UFLA). No próximo sábado (16/5) terá início o curso de extensão “Aquecedor solar e energias renováveis”. Membros de associações de moradores de bairros, agricultores e integrantes da comunidade acadêmica podem se inscrever gratuitamente enviando e-mail para eventos.lavras@esf-brasil.org.

Também será possível fazer inscrição no 16/5, no local do evento. No entanto, a disponibilidade é de 30 vagas. As atividades dos dias 16/5 e 30/5 serão teóricas; já nos dias 13/6 e 27/6 as aulas serão práticas. Toda a programação será desenvolvida no horário das 8h às 12h, gerando um total de 20 horas de curso, com emissão de certificado. O local dos encontros será o anfiteatro do Centro de Educação a Distância (Cead), localizado no câmpus histórico da UFLA.

Em abril, os Engenheiros Sem Fronteira (ESF – Núcleo Lavras), que organizam o curso, pediram doações de garrafas pet e caixas de leite à comunidade acadêmica. O objetivo era reunir matéria-prima para a construção do aquecedor. De acordo com a integrante dos ESF Maria Alvarenga, para atender à demanda de quatro pessoas, são necessárias 240 garrafas pet e 200 embalagens longa vida, seguindo a metodologia usada no programa “Água Quente para todos”, organizado pelo estado do Paraná em 2008.

O curso “Aquecedor solar e energias renováveis” está previsto no Catálogo de Cursos de Extensão da UFLA do primeiro semestre de 2015, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Confira as demais ofertas.

Veja o cartaz de divulgação do curso.