UFLA na Comunidade: a cada semana, cerca de 80 pessoas participam na UFLA do projeto Dança Compasso

projeto-danca-compassoA dança de salão é hoje uma atividade que atende a quem quer manter a forma, garantir o bem-estar físico e emocional ou simplesmente aumentar os momentos de distração e convívio social. Com diferentes motivações, cerca de 80 pessoas participam, toda semana, do projeto de extensão Dança Compasso, desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA). As aulas de forró, salsa e zouk mobilizam tanto os membros da comunidade acadêmica quanto da comunidade de Lavras e região.

Um dos monitores responsáveis pelas aulas, William Carvalho Colvara, confirma a adesão do público. “Algumas pessoas vêm de outras cidades para participar. Tem gente de todas as idades frequentando as aulas”, relata. As atividades do projeto ocorrem no Centro de Integração Universitária (Ciuni). Na segunda-feira, o ritmo é o forró, com uma aula às 18h e outra às 19h20; na terça é a vez da salsa (18h); as aulas de zouk são na quarta-feira (18h) e a quinta é dia de dança livre (18h). Qualquer interessado em participar pode comparecer ao Ciuni no horário das aulas para conversar com a equipe de monitores.

O projeto Dança Compasso teve início em 2010 por iniciativa de um grupo de estudantes. Na época, as atividades estavam ligadas ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). O monitor João César de Costa Lima dos Reis está no projeto desde o começo e lembra-se dos momentos iniciais. “O pessoal do DCE me chamou para dar uma aula de música africana, já que sou de Cabo Verde e cheguei à UFLA em 2008. Em seguida, parti para o ensino do forró. Daí em diante, o projeto foi crescendo”.

Para sua formalização, o Dança Compasso transformou-se em um projeto de extensão ligado ao Departamento de Educação Física (DEF) em 2013. A coordenação atualmente é feita pela professora do DEF Priscila Carneiro Valim Rogatto. Cinco monitores são responsáveis pela instrução dos participantes durante as aulas. O DCE continua parceiro do projeto em algumas situações pontuais. Em eventos promovidos pelo Diretório, é comum a participação de integrantes do Dança Compasso.

Para a professora Priscila, a relevância do projeto está na integração que ele promove entre a população lavrense e o público universitário. “Na cidade, ainda são poucos os image053espaços para o aprendizado da dança de salão. O projeto oferece estilos de dança diferentes; temos ainda a pretensão de incluir outros estilos no futuro”, comenta a professora.  “E o participante tem a quinta-feira para colocar em prática o que aprendeu nas aulas.” Priscila relata também os benefícios que o projeto produz sobre o ensino: “os bolsistas passam a ter contato com aspectos didáticos importantes ao se capacitarem para ministrar as aulas, o que colabora para sua formação profissional e humana”.

Entre os passos de dança, muitas histórias.

Participantes e equipe de monitores do projeto vão colecionando histórias à medida que o tempo passa e o Dança Compasso se perpetua. A monitora Isabela Dialucci da Silva, por exemplo, conheceu a dança de salão por meio do projeto. Ela começou participando das aulas, tornou-se monitora e acabou mudando seus rumos profissionais. “Eu cursava Filosofia e minha atuação no Dança Compasso me levou à mudança de curso: agora faço Educação Física”, conta.

O servidor aposentado da UFLA Joel Ferreira Reyner é um frequentador assíduo das aulas e também tem muito a contar. Conheceu o monitor João César fora da UFLA e foi convidado por ele para conhecer o projeto. Há quase dois anos, Joel e a esposa participam das aulas; eles chegam a comparecer ao Ciuni três vezes na semana. “Os monitores são muito dedicados e foram muito receptivos, acolhendo-nos muito bem”, diz Joel.

Ele também enfatiza o caráter positivo do projeto, tanto para a comunidade quanto para os estudantes. “Eu estava procurando uma distração; sempre fui amante da dança e encontrei um bom ambiente para praticar. Ao mesmo tempo, acompanho os jovens envolvidos com o projeto e percebo que isso faz bem a eles, levando-os a ocupar seu tempo com uma atividade muito saudável”. Joel menciona também as apresentações de dança das quais já participou fora da UFLA, com o grupo do projeto. “Temos sido citados como exemplos, como incentivo para que outras pessoas pratiquem a dança. Acho que o projeto merece ser mais divulgado e mais conhecido”, completa.

Entre os muitos estudantes da UFLA que frequentam as aulas está Mateus Paulo da Silva, que cursa atualmente o segundo período de Direito. Sem contato anterior com a dança, ele começou a participar das atividades do projeto há cerca de três anos. Para ele, o projeto é importante principalmente porque promove a interação entre os participantes. “É sempre bom aprender algo novo dentro da Universidade; este também é um espaço em que estudantes de vários cursos mantêm contato. Conheci muita gente depois que comecei a frequentar as aulas”, resume.

Monitores do Dança Compasso: Isabela Dialucci da Silva e Willian Carvalho Colvara (graduandos em Educação Física),  João César de Costa Lima dos Reis (graduando em Engenharia de Controle e Automação), Raniele Aparecida da Silva (graduanda em Química) e Gabriela Dias Cundari (graduanda em Engenharia de Alimentos).

Acompanhe as atividades do projeto por este endereço.

box_extensao