UFLA é representada em Simpósio Internacional de Ciência da Madeira e Tecnologia no Japão

Gilles Chaix (Cirad, France), Paulo Hein (DCF/UFLA) e Prof. Satoru Tsuchikawa (Nagoya University, Japan)

O professor Paulo Ricardo Gherardi Hein, do Departamento de Ciências Florestais, participou entre os dias 15 e 17 de março do evento “International Symposium on Wood Science and Technology 2015” (IAWPS 2015) na Tower Hall Funabori, em Tokyo, Japão.

O evento, organizado pela Japan Wood Research Society, reuniu mais de 500 cientistas de todo o mundo, interessados e envolvidos em vários aspectos sobre a madeira.

Dois trabalhos foram apresentados pelo professor Paulo Hein: Analysis of the surface quality of solid wood using solid-state laser (autoria: Anna Carolina de Almeida Andrade, José Reinaldo Moreira da Silva, Roberto Alves Braga Júnior, José Tarcisio Lima e Paulo Ricardo Gherardi Hein); e Dynamic elastic properties variation of 37 year-old Eucalyptus species grown in Brazil (autoria:  Paulo Ricardo Gherardi Hein, José Tarcísio Lima, Selma Lopes Goulart, José Reinaldo Moreira da Silva, Taiana Guimarães Arriel, Fernanda Buzatti Nascimento).

Palestra de abertura do evento com prof John Ralph da University of Wisconsin, USA
Palestra de abertura do evento com prof John Ralph, da University of Wisconsin, USA

O primeiro estudo se refere a uma análise da qualidade de superfície da madeira de Khaya (Mogno Africano) por meio das imagens das superfícies iluminadas por laser de estado sólido. De acordo com o trabalho, os resultados indicam que o método do laser produz resultados confiáveis, sendo uma alternativa rápida e de baixo custo para a classificação da qualidade da superfície usinada de madeiras. Segundo os pesquisadores, essa abordagem parece ser viável e apresenta potencial para a automação de processos.

Já o segundo estudo leva em conta as propriedades mecânicas da madeira de algumas espécies de Eucaliptos plantados na UFLA há quase 40 anos. A equipe de pesquisadores da UFLA aplicou uma técnica baseada em ressonância sônica para estimar a rigidez das madeiras dessas árvores e propor uma utilização mais racional para este material. Segundo os pesquisadores, as características mecânicas dessas espécies de Eucaliptos até então eram desconhecidas no Brasil.

Segundo o professor Paulo Hein, a participação de professores e pesquisadores neste tipo de evento acelera o processo de inserção da pesquisa brasileira no cenário internacional e favorece o estabelecimento de novas parcerias interinstitucionais.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA