Internacionalização: UFLA dá boas-vindas aos estudantes estrangeiros

Reitor da UFLA, professor Scolforo, faz pronunciamento para acolher os novos estudantes

O Plano de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) inclui a atração de estudantes e professores estrangeiros. Em 2014, 82 estudantes estrangeiros cursaram oficialmente cursos de graduação e pós-graduação na UFLA e, agora, 40 estudantes de diferentes nacionalidades integram este grupo e dão início à temporada de estudos.

Nessa quarta-feira (11/3), no Salão dos Conselhos da Universidade, foi realizada a Recepção de Estudantes Estrangeiros, com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; representantes da Direção Executiva, professores e estudantes selecionados no programa Brother UFLA.

No pronunciamento de acolhimento do reitor, o convite para que sejam embaixadores da Universidade em seus países, compartilhando as experiências memoráveis que certamente terão durante a estadia. Scolforo reforçou a qualificação da UFLA nos diferentes indicadores em que é avaliada, com destaque especial para a área de ciências agrárias e florestais, em que a instituição é uma referência consolidada.

Diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun, apresneta procedimentos e programa de apoio à permanência
Diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun, apresenta procedimentos e programas de apoio à permanência

“Vocês são muito importantes para nós, porque contribuem para tornar nosso câmpus mais cosmopolita e nossa cultura mais diversificada”, destacou, desejando que todos os estudantes sejam muito felizes durante a permanência no País.

Sejam bem-vindos

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, fez uma apresentação dos trâmites legais e do aporte da Universidade aos estudantes estrangeiros. Ele citou a criação de uma comissão de acompanhamento dos estudantes estrangeiros, para apoio sistemático durante toda a permanência na instituição.

Ele também apresentou o de programa de apadrinhamento Brother UFLA, que objetiva integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária e oferecer aos estudantes da UFLA a oportunidade de uma nova experiência internacional sem sair do País. “A ideia é que o estudante pratique outros idiomas, faça novas amizades, conheça outras culturas, amplie a rede de contatos para potenciais pesquisas com estudantes de universidades estrangeiras e, especialmente, tenha uma experiência memorável durante sua permanência na UFLA”, destacou.

Parte dos estudantes selecionados no Programa Brother UFLA durante a cerimônia

A pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; o pró-reitor de Assuntos Estudantis de Comunitários, professor João Almir de Oliveira e o pró-reitor adjunto Stricto sensu, Tadayuki Yanagi Junior, também deram as boas-vindas aos estudantes.

Ainda na cerimônia, a professora Débora Racy Soares, que ministra o curso de Português para Estrangeiros, acolheu os estudantes com uma apresentação que enalteceu características do Brasil e sobre a importância de aprimoraram o conhecimento sobre a Língua Portuguesa.

Para finalizar, a professora Tânia Regina de Souza Romero, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), fez uma breve apresentação do Núcleo de Cultura Internacional, que busca incentivar a interação de pessoas de diferentes nacionalidades na Universidade. Com a ajuda de dois estudantes, foi feito o convite – em Português, Inglês, Espanhol e Francês – para a I Festa Internacional da UFLA, que ocorre nesta sexta-feira (13/3), no Clube de Integração Universitária – Ciune, das 18 às 20h30.

Entre os estrangeiros presentes na cerimônia, três professoras americanas do programa  English Teaching Assistants (ETA’s): Molly Gibson, Elizabeth Sweitzer e Nakeisha Jones. Elas estavam acompanhadas da professora Norma Joseph, coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFLA e do Núcleo de Línguas (Nucli/UFLA).

Conheça mais sobre o programa Brother UFLA

Consulte a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.