Ranking internacional destaca UFLA como a 26ª universidade mais sustentável do mundo

green-metricAnualmente, é divulgado um ranking internacional – UI GreenMetric World University Ranking – que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo. No ranking 2014, que acaba de ser divulgado pela Universitas Indonesia, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está na 26ª posição geral e na primeira do País, colocando a bandeira do Brasil no seleto grupo das universidades mais sustentáveis.

Pelo terceiro ano consecutivo, a UFLA conquistou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras. Na edição de 2013, ocupava a 42º colocação em todo o mundo – e melhor pontuação em praticamente todos os quesitos. Comparado a 2012, quando a UFLA ocupou a 70ª posição geral no mundo, o salto no ranking internacional foi ainda mais significativo.  Considerando a classificação por “Instituições de Ensino Superior Especializado” (Specialized Higher Education Institution), a UFLA figura como a 14ª no mundo.

A pontuação é dada segundo seis critérios principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

A pontuação da UFLA é particularmente alta nos quesitos Uso e Tratamento de Água, em que a Universidade conquistou a pontuação máxima (1000) e Gestão de Resíduos, com a segunda maior pontuação (1725). Outro destaque foi o expressivo aumento no quesito “Atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente”, com a segunda colocação no mundo (996).

Nesse quesito, os indicadores são: número de cursos relacionados ao tema meio ambiente e sustentabilidade; número total de cursos oferecidos; recursos totais de pesquisa dedicados ao ambiente e sustentabilidade; recursos totais de pesquisa; número de publicações acadêmicas sobre meio ambiente e sustentabilidade; número de eventos acadêmicos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, número de organizações estudantis relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade e, por fim, existência de um site sobre a gestão da sustentabilidade na universidade.

Orgulho UFLA

Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, a posição no ranking 2014 consolida a imagem da Universidade como uma das instituições mais preocupadas e atuantes no que tange à gestão ambiental. Fato a ser comemorado, já que a sustentabilidade está aliada a um processo de franca expansão. “O mais importante é que estamos ensinando aos nossos estudantes o valor do crescimento sustentável, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental, por meio de diversas ações que podem ser vivenciadas na própria universidade. Este é o resultado de um esforço coletivo, que envolve toda a comunidade acadêmica”, reforça.

Além disso, o destaque no ranking de sustentabilidade contribui para atingir a meta da atual direção, que envolve o estabelecimento de ações e diretrizes para que a UFLA seja reconhecida, em médio prazo, entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.

Pontuação da UFLA no ranking GreenMetric

Capturar

Visibilidade Internacional

A University of Nottingham (Reino Unido) foi a primeira colocada no ranking 2014. Ela foi seguida pela University College Cork National University of Ireland (Irlanda) e Nottingham Trent University (Reino Unido).

As universidades brasileiras que participaram são: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (157ª), Universidade de São Paulo – USP (199ª), PUC/Rio Grande do Sul (271ª), Pontifícia Universidade de Campinas – Puccamp (280ª), Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (286ª), Universidade Federal de Itajubá (291ª) e Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (323ª).

O objetivo deste ranking é fornecer o resultado da pesquisa sobre o estado atual e as políticas relacionadas à sustentabilidade e preocupação ambiental nas universidades de todo o mundo. De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas e tomadas como exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes universitários e demais partes interessadas, mais prioridade seja dada às energias limpas, conservação da água, combate à mudança climática global, reciclagem e temas relacionados.

ranking GreenMetric 2014 pode ser visualizado aqui

Ambientalmente correta

As ações que destacam a UFLA no ranking internacional integram o Plano Ambiental e Estruturante, que vem sendo implementado na UFLA desde 2009. Entre elas, a renovação de todo o sistema de energia elétrica; sistemas de coleta e tratamento de esgoto e das águas da chuva; a estruturação das bacias de drenagem; o plantio de 90 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas no câmpus; medidas de preservação das nascentes, treinamento e equipagem da Brigada de Incêndio; o fim das fossas sépticas; e o programa de coleta de resíduos de todos os laboratórios, incluindo o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

Saiba mais sobre o Plano em: www.ufla.br/ecouniversidade