Assistência Estudantil: Praec divulgou calendários para o 1º período letivo de 2015

estudantes-ru-uflaA Coordenadoria de Programas Sociais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (CPS/Praec) divulgou em dezembro editais com os calendários do primeiro período de 2015 para a avaliação socioeconômica que dá direito à assistência estudantil, a solicitação de transferência de benefícios para estudantes que realizem mudança interna de curso e a solicitação de vaga reservada no Programa Institucional de Bolsas (PIB UFLA).

Identificação de estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica

O Edital CPS/Praec nº 1/2015 torna público o calendário de avaliação socioeconômica para identificação de estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade. A classificação garante o direito de acesso ao Restaurante Universitário (RU) a preço diferenciado, assim como atendimento médico, odontológico e laboratorial prioritários. Esses estudantes podem, ainda, participar da seleção de moradores para os alojamentos próprios da Universidade e da seleção para ocupação de vagas reservadas no PIB UFLA. Essas seleções serão realizadas mediante editais específicos.

Estudantes de graduação que vão solicitar a avaliação pela primeira vez ou que já solicitaram, mas não foram classificados como aluno em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como estudantes de pós-graduação, devem preencher o Questionário e entregar os documentos na Praec no período de 2/3 a 20/3.

intervalo de 4/5 a 15/5 é o período para renovação de avaliações de estudantes de graduação que: já são classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, têm seu benefício com vigência até 31/5 e não têm previsão de formatura para o primeiro período de 2015. É também essa a oportunidade para quem deseja solicitar nova avaliação para redução de pontuação.

Para os formandos de 2015/1 da graduação que têm o beneficio vigente até 31/5, é necessário entregar na Praec, de 4/5 a 15/5, o formulário de solicitação de renovação automática de avaliação socioeconômica. Esses estudantes precisam apresentar declaração de previsão de formatura.

Transferência de benefícios de assistência estudantil para estudantes que realizarem mudança interna de curso no primeiro período de 2015

O Edital CPS-CMA/Praec nº 2/2015 regulamenta o calendário para estudantes já classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que realizem mudança interna de curso no primeiro período letivo de 2015. Eles podem solicitar a transferência de benefícios para o novo número de matrícula no período de 2/3 a 20/3. O formulário para solicitação está disponível no endereço http://www.praec.ufla.br/site/?page_id=83.

Concessão e vagas reservadas no Programa Institucional de Bolsas

Já o Edital CPS/Praec nº3/2015 especifica o calendário de concessão de vagas reservadas no PIB UFLA. De 2/3 a 20/3 os classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica (ou que estejam solicitando a avaliação em 2015) devem preencher formulário na Praec ou manifestar interesse no questionário de avaliação socioeconômica preenchido on-line.

Após selecionado para ocupar vaga reservada, o estudante deverá buscar pessoalmente na CPS/Praec o credenciamento que o tornará apto a inscrever-se nos editais a serem divulgados pelas Pró-Reitorias executoras do Programa. Esse editais devem ser publicados entre 23/4 e 13/5.

Confira todos os editais e tenha acesso a formulários e outros documentos no site da CPS/Praec.