IsF: Inscrições para novas vagas do curso on line de Francês começam em 23/1

logo-isf-francesO Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) abrirá novo período de inscrições para estudantes interessados no curso online em língua francesa Français sans Frontières. O Edital que regulamenta a oferta (Edital nº 4/2015) foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (12/1). As inscrições poderão ser feitas no período de 23/1 (a partir das 12h) a 4/2 (com término às 12h), no endereço http://isfaluno.mec.gov.br/.

O curso é ofertado pela Embaixada da França em parceria com a Aliança Francesa e tem o objetivo desenvolver habilidades linguísticas, fomentar o desenvolvimento acadêmico e promover a mobilidade estudantil para países onde se fala o Francês. No total, são 1.500 vagas distribuídas entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao programa IsF. Para a UFLA, estão reservadas 12 vagas.

Podem se candidatar estudantes ativos de graduação, mestrado e doutorado das instituições credenciadas, desde que tenham concluído até 90% de créditos do curso. O resultado da distribuição de senhas será anunciado por e-mail aos participantes pela Aliança Francesa no dia 23 de fevereiro de 2015. Após essa data, o aluno selecionado deverá acessar a plataforma em até cinco dias para ativar seu cadastro. Se não o fizer, ficará impossibilitado de participar do curso e de concorrer a qualquer edital futuro do Programa IsF – Francês, conforme disposto no item 4.1 do edital. Veja a relação de instituições, com a distribuição de vagas.

O Edital prevê critérios de classificação para acesso às vagas. Terão prioridade, nesta ordem, os candidatos ligados a cursos elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF); os que tenham se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação; aqueles que possuam maior índice de rendimento acadêmico; assim como bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência (desde que atendam aos demais critérios). Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo canal Fale Conosco do site ISF – Francês.

Em 18/11/2014, o IsF abriu inscrições para o curso, disponibilizando outras 1.500 vagas. Foram registrados 30 mil inscritos em todo o país.  O resultado dessa primeira seleção foi disponibilizado em 16 de dezembro pelo sistema ISF Gestão (Apenas o candidato consegue visualizar o resultado, mediante login).

O curso on line Français sans Frontières.

O curso tem dois níveis – A1 e A2 – divididos em 24 módulos, cujo objetivo é trabalhar compreensão oral e escrita, além de vocabulário e gramática. Ao se inscrever, o estudante se declara iniciante e o acesso ao nível A2 só se dará após a conclusão do primeiro nível. Após concluir os dois níveis, o aluno estará apto a participar de cursos presenciais oferecidos pelos núcleos de língua das universidades federais credenciadas ao IsF-Francês.

Sobre o Programa Idioma sem Fronteiras

Em novembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) ampliou as ações que vinham sendo desenvolvidas com a Língua Inglesa e expandiu o programa, transformando-o em “Idiomas sem Fronteiras”, de maneira a incluir a formação e a capacitação de estudantes e servidores de instituições federais de educação superior em outras sete línguas. (Relembre essas informações: clique aqui).