MEC lançou programa Idioma sem Fronteiras – primeiro edital oferece curso de francês a estudantes

ciência sem fronteirasNa segunda-feira (17/11), o Ministério da Educação laçou o programa Idioma sem Fronteiras (IsF), que irá oferecer formação e capacitação em sete línguas distintas a estudantes, professores , corpo técnico-administrativo de instituições de educação superior e a professores de idiomas da rede pública de educação básica. O primeiro edital do programa foi publicado em 18/11 e abre inscrições para curso on-line em língua francesa.

Nesse primeiro edital, podem se inscrever estudantes de graduação, mestrado ou doutorado com matrícula ativa nas universidades federais, universidades estaduais ou institutos federais credenciados ao IsF. É necessário que o candidato tenha concluído até 90% do total de créditos de seu curso. O período para inscrições começa às 12h do dia 21/11 e encerra-se às 12h de 8/12.

O curso de francês on line Français sans Frontières é fruto de uma parceria do MEC com a Embaixada da França no Brasil e com a Aliança Francesa. Com participação gratuita, estará disponível em 95 instituições distribuídas em cinco regiões do país, com um total de 1.500 vagas. Para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão destinadas 15 vagas.

O curso tem dois níveis – A1 e A2 – divididos em 24 módulos, cujo objetivo é trabalhar compreensão oral e escrita, além de vocabulário e gramática. Ao se inscrever, o estudante se declara iniciante e o acesso ao nível A2 só se dará após a conclusão do primeiro nível. Após concluir os dois níveis, o aluno estará apto a participar de cursos presenciais oferecidos pelos núcleos de língua das universidades federais credenciadas ao IsF-Francês.

Segundo o edital, caso o número de candidatos seja maior que o número de vagas, a seleção será feita com base em critérios como porcentagem de integralização de créditos, pontuação mínima de 600 pontos no Enem, entre outros. No dia 23 de fevereiro de 2015 será enviado aos estudantes selecionados o nome de usuário e a senha para a realização da matrícula. Caso o procedimento não seja feito no prazo indicado, o candidato será eliminado do curso e não poderá concorrer a editais futuros do IsF-Francês.

Para fazer inscrição no processo seletivo e obter outras informações, acesse o site oficial do IsF – Francês (clique aqui).

Acesse o Edital 033/2014.

Idioma sem Fronteiras

Com as ações do Ciência sem Fronteiras (CsF) em curso, o MEC complementa o Programa, passando a oferecer, além da formação e capacitação em inglês, cursos nos idiomas francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. Entre os objetivos está o apoio às ações de internaciolização das instituições de ensino superior e centros de pesquisa.

Haverá editais e regras específicas para a participação de cada um dos públicos beneficiados pelas ações que integram o “Idiomas sem Fronteiras”. O Programa deverá incluir aplicação de testes de proficiência e de nivelamento, além de cursos on-line e presenciais.

Acesse a Portaria do MEC nº 973/2014, que instituiu o Programa, publicada no Diário Oficial da União.

Leia a notícia publicada no site do MEC.

Texto: Ana Eliza Alvim e Leonardo Assad (jornalista, bolsista Ascom).