IGC/MEC: UFLA é a melhor universidade de Minas Gerais e 3ª do Brasil

igc-1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou, no dia 19/12, o resultado contínuo do Índice Geral de Cursos (IGC). De acordo com o indicador, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui a maior pontuação entre as universidades mineiras: 4,1847. No indicador divulgado, a UFLA aparece como a 3ª melhor universidade do Brasil.

No Diário Oficial da União do dia 18, a UFLA já figurava entre as 25 instituições de ensino superior avaliadas com conceito 5 – máximo.  O IGC é feito a partir de indicadores de qualidade da Educação Superior. Nesta edição, foram 2.020 avaliadas. A classificação envolveu universidades, faculdades e institutos públicos e privados. O índice é elaborado anualmente com base na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo notas para a infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e desempenho dos estudantes. O índice considera o triênio antecedente à data de divulgação.

O cálculo do IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação. O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Independente da classificação, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destaca que estar no seleto grupo das melhores instituições do País, por vários anos consecutivos, é o mais relevante. Enfatiza que desempenho no IGC decorre do comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que os critérios de qualidade sejam persistentemente buscados e alcançados. “O segredo está no conjunto, na capacitação e na valorização das pessoas. O desempenho da UFLA deve ser recebido com imenso orgulho, pois significa o reconhecimento do esforço, competência e dedicação de docentes, técnicos administrativos, discentes de graduação e de pós-graduação, comprometidos com a excelência e com o progresso da Universidade”.

Em sua avaliação, o desempenho neste índice demonstra que a UFLA está correta ao aliar a qualidade de ensino de graduação e pós-graduação com investimentos crescentes em pesquisa, extensão e inovação. Ele destaca ainda a singular capacidade da Instituição de crescer, expandir na oferta de cursos e vagas, mantendo a qualidade que a tornou referência no cenário nacional. Resultado também de um planejamento institucional, da profissionalização de diferentes setores e do investimento em pessoal altamente qualificado, que têm assegurado uma reputação diferenciada e um orgulho crescente de pertencer a essa Universidade.

Para o assessor de Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, apesar de o Inep mudar a fórmula de cálculo do Conceito preliminar de Curso (CPC), a UFLA se manteve como a primeira no ranking das universidades de Minas, pelo quinto ano consecutivo.  “Esse dado demonstra a qualidade consolidada da Instituição, mesmo passando por um período de expressiva expansão”, considera.

Orgulho de ser UFLA

Nos últimos 5 anos, a UFLA permanece como uma das universidades federais entre as cinco primeiras do País, no IGC, demonstrando uma qualidade consolidada. Somente as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Minas Gerais (UFMG) também estiveram entre as cinco primeiras no mesmo período.

Em 2007, quando o IGC foi lançado, a UFLA ocupava a 15ª posição. Desde então, subiu posições e passou a ocupar lugar de destaque na única avaliação oficial sobre a qualidade dos cursos de graduação ofertados no País.

Universidades Federais

Entre as 25 instituições com conceito 5, estão as seguintes universidades federais, além da UFLA: de São Paulo (Unifesp), UFRGS, de São Carlos (Ufscar), do ABC (UFABC), de UFMG, de Santa Catarina (UFSC) e de Viçosa (UFV). Neste grupo, três estão em Minas Gerais: UFLA, UFMG e UFV.

Confira a lista com as 10 universidades mais bem avaliadas do País

IGC-10 UNIVERSIDADES cópia