Simpósio Nacional sobre o Cadastro Ambiental Rural será no 1º semestre de 2015

sincar-1O I Simpósio Nacional sobre o Cadastro Ambiental Rural (Sincar), que seria realizado nos dias 26 a 28 de novembro, foi adiado para o primeiro semestre de 2015. A realização do evento posteriormente permitirá maior projeção na divulgação dos resultados dos projetos relacionados ao Código Florestal, feitos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a UFLA.

A Universidade está envolvida na elaboração da plataforma Sicar e realização do curso de capacitação CapCar, entre outros. O Núcleo de Estudos em Pesquisa e Planejamento Ambiental (NEPPA) irá ressarcir as inscrições já realizadas. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: sincar.ufla@gmail.com.

Sobre o CAR

O CAR, registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais, foi implementado no primeiro semestre deste ano pelo MMA. Trata-se de importante ferramenta para a consolidação do novo Código Florestal Brasileiro, pois objetiva integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País. O sistema do CAR foi desenvolvido na UFLA, pela equipe do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), a convite do Ministério do Meio Ambiente.