Trabalho de pesquisador do DBI é destacado na Revista Pesquisa Fapesp

Trabalho de campo na Gruta do Padre (BA). Foto de Leo Ramos
Trabalho de campo na Gruta do Padre (BA). Foto de Leo Ramos

A matéria de capa da Revista Pesquisa Fapesp de outubro trata de projetos sobre as formas de vida encontradas nas cavernas. Embora seja uma publicação de instituição paulista de fomento à pesquisa, a reportagem acompanhou o trabalho de campo do professor Rodrigo Lopes Ferreira (DBI), coordenador do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (CEBS), para destacar as formas de vida peculiares encontradas nesse tipo de ambiente.

A matéria é aberta com a descrição do trabalho de campo, feito pelo professor e um grupo de pesquisadores, em uma caverna em Bom Jesus da Lapa (BA). A partir do relato, a reportagem desenvolve-se no sentido de mostrar como a fauna das cavernas se adaptou à ausência de luz e à disponibilidade de recursos peculiares. A revista cita, entre os animais apresentados, as espécies de insetos do gênero Neotrogla, descritas pelo professor Rodrigo e outros pesquisadores em maio deste ano na revista Current Biology.

A revista ainda destaca projetos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores do Estado de São Paulo; as regiões onde se encontram as cavernas brasileiras; e a preocupação dos cientistas em preservar esse ambiente. O turismo exacerbado e a extração de recursos naturais (minério e água) são duas questões que impõem desafios à preservação da cavernas nacionais.

Confira a edição 224 (Outubro/2014) da Revista Pesquisa Fapesp: