Estão abertas as inscrições para o “I Letras UFLA Convida”

inscricoesNo dia 2/10 ocorrerá o “I Letras UFLA Convida”, no Auditório do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA), com o início programado para as 10h. As conferências, mesas-redondas e minicursos envolvem o grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa”, liderado pela professora Vanda Maria Elias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O objetivo do evento é fazer circular no espaço da UFLA, bem como nos cursos de Letras-Português na modalidade de Ensino à Distância, e de Letras Português-Inglês na modalidade presencial, diferentes grupos de pesquisas convidados de instituições nacionais e internacionais, no sentido de fazer os alunos e docentes tomarem maior contato com as temáticas que vêm sendo discutidas nas áreas de linguística e literatura.

Pretende-se estreitar as relações entre os grupos de pesquisas dos cursos com os grupos externos, fomentando pesquisas interinstitucionais. Busca-se o ensino, a pesquisa e extensão, envolvendo também a participação de professores das redes públicas e privadas.

Fazem parte da organização do evento os professores Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLA), Mauriceia Vieira (UFLA) e Vanda Maria Elias (PUC-SP). As inscrições devem ser feitas pelo site de eventos da PROEC (clique aqui) e vão até o dia 28 de setembro, sendo 200 vagas disponibilizadas para as atividades do evento e 30 vagas para cada minicurso.

Outras informações podem ser obtidas com o professor Márcio Rogério de Oliveira Cano pelo telefone (35)3829-2067 ou e-mails marciocano@dch.ufla.br e letrasuflaconvida@dch.ufla.br.

Confira a programação:

10h – 12h – Conferência de abertura – O ensino de língua portuguesa em tempos de cultura digital: contribuição dos estudos do texto

Conferencista: Professora Vanda Maria Elias (PUC-SP)
Debatedor: Professor Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLA)

13h30 – 15h – Mesa-redonda

Participante 1: Professora Nílvia Pantaleoni
Título: Os jogos de linguagem nas aulas de língua portuguesa

Participante 2: Professora Alba Helena F. Caldas (Doutoranda –PUCSP)
Título:O hipertexto e a formação do aluno leitor

Participante 3: Professor Allan Andrade Linhares (Doutorando PUCSP)
Título:  O ensino de leitura na EJA: o que temos e o que queremos

Debatedora: Professora Márcia Fonseca de Amorim
Local: Auditório do DCH.

15h30 – 17h30 – Minicursos (30 vagas para cada minicurso)

Minicurso 1: Professora Vanda Maria Elias (PUCSP)

Título: Escrever e argumentar: quais as estratégias?

Resumo: Cotidianamente, valemo-nos de variadas estratégias argumentativas em nossas práticas comunicativas, mas nem nos damos conta disso. Neste minicurso, tenho por objetivo analisar estratégias argumentativas em variados gêneros textuais, com base na compreensão de que aquele que escreve tem um projeto de dizer que conduz a configuração do texto e o uso dos recursos linguísticos de uma determinada forma pensando no efeito de sentido que deseja provocar no leitor. Ancorando as nossas discussões e atividades em estudos atuais do texto e do contexto pensados na perspectiva da interação, apresentamos algumas propostas para o ensino da produção escrita com foco na argumentatividade.

Minicurso 2:

Professora Nílvia Pantaleoni

Título: Estratégias lúdicas na prática da leitura

Resumo: O professor de língua portuguesa no Ensino Fundamental tem uma preocupação constante com a leitura. É difícil verificar se os alunos estão lendo bem e entendendo o que leem. Nesse sentido, o minicurso propõe atividades para a prática de leitura. Os jogos que serão praticados inspiram-se nas estratégias lúdicas desenvolvidas por Yak Rivais e divulgadas pela coleção Les Petits Cahiers, da editora francesa Retz.

Local: Auditório da Biblioteca.

Minicurso 3

Responsável: Professora Alba Helena F. Caldas (Doutoranda –PUCSP)

Título: Hipertexto como objeto de leitura nas aulas de língua portuguesa

Resumo: O minicurso tem como objetivo discutir a proposta para o ensino da leitura do hipertexto baseada em estudos da Linguística Textual em perspectiva sociocognitivo-interacional, destacando as características do hipertexto, bem como do contexto digital. Para tanto, selecionamos, como conteúdo, os seguintes tópicos: a) concepção de leitura; b) novo perfil de leitor; c) características do hipertexto; d) multimodalidade; e) Ativação de links e f) leitura hipertextual e construção de sentidos.

Local: Auditório do DCC.

Minicurso 4

Professor Allan Andrade Linhares (Doutorando PUCSP)

Título: Referenciação e ensino de escrita em turmas de EJA

Resumo: Nosso foco, neste minicurso, é pensar em como os estudos da referenciação colaboram como o ensino de escrita. Para tanto, elegeremos algumas atividades que possam ser realizadas pelo professor a fim de explorar o uso das expressões referenciais como recurso para a construção da argumentação e, consequentemente, manutenção e reconstrução da coerência textual.Considerando esse objetivo, nossa atividade será, assim, delineada: 1)apresentação sucinta de quadro teórico caracterizador de texto e do processo de referenciação; 2) análise prática das estratégias empregadas por uma professora do 4º ciclo da modalidade EJA para o ensino de escrita; 3) registro dos encaminhamentos priorizados pela professora na correção de atividades propostas; 4) proposta de atividades que consideram os processos referenciais como meio produtivo para o ensino de escrita.

Local: Auditório do DAE.

Leonardo Assad, jornalista – bolsista Ascom.