Livro lançado no Rio tem participação de professora do DED como autora

livro-catarinaNa quinta-feira (4/9) foi realizado no Rio de Janeiro o lançamento do livro “Encontrar Escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação”. Um dos textos que compõem a obra é de autoria da professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Catarina Dallapicula.

O livro tem como organizadores o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Walter Omar Kohan, Maria Jacintha Vargas Netto e Fabiana Fernandes Ribeiro Martins. Além de Catarina, outros onze autores colaboraram com seus textos. O livro foi publicado pela editora Lamparina, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

Página interna do livro, com fotografia feita pela professora Catarina.
Página interna do livro, com fotografia feita pela professora Catarina.

 

O texto de autoria da professora Catarina Dallapicula

Sob o título “Pesquisas, poder e cotidianos em movimentos de inquietação”, Catarina utiliza como elementos disparadores da escrita algumas experiências vividas no curso “Sobre a escola (pública) e o ato educativo ou sobre a experiência da pesquisa como verificação da igualdade. Encontrar uma escola pública em/para o Rio: andar e falar como práticas de pesquisa educativa”. O texto problematiza relações de poder no ato de convidar o outro à pesquisa e de enredar-se com ele nos processos do pesquisar. Questiona a possibilidade de imparcialidade na aproximação do pesquisador e como a tentativa de isolamento do “objeto” de pesquisa provoca a inviabilidade de perceber o que se passa. Aponta, assim, que as pesquisas educacionais podem promover visibilização e invisibilização do que “há” ou da “falta”, de acordo com as práticas pedagógicas e metodológicas adotadas, e que se enredam nos cotidianos, ficando como desafio a possibilidade de pensar formas alternativas de abordagem que superem a intervenção sobre o outro. Entendendo o curso como um convite a ressignificar conceitos, encerra assumindo (e propondo) o desafio de pensar novas práticas no campo de imanência que superem a busca de conclusões definitivas. O livro traz ainda algumas fotografias feitas pela autora do texto durante seu período de pesquisa.*

*Resumo fornecido à Ascom pela professora Catarina.